30 Novembro 2011
O Papa Bento XVI ainda pode participar do 50º Congresso Eucarístico Internacional em Dublin, no ano que vem, afirmou um organizador.
A reportagem é de Ed West, publicada no sítio The Catholic Herald, 25-11-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O Pe. Julian Green, um delegado nacional que está trabalhando com representantes de todas as dioceses para promover a participação inglesa e galesa no congresso, também disse que o evento seria uma oportunidade para curar uma Igreja ferida.
O Pe. Green disse que o evento não seria como o último realizado em Dublin, em 1932, "com a presença triunfal da Igreja na sociedade". "Será um evento em que a Eucaristia, como fonte de reconciliação e de cura, será manifestada", afirmou
O Pe. Green afirmou ainda que, depois da crise dos abusos, "vemos uma Igreja muito ferida, pessoas feridas pelos problemas, mas, mesmo assim, entre os fiéis, há uma fé imensa na Eucaristia".
"Assim como aqueles que foram vitimados, eles também foram vítimas de abuso. Mas eles se apegam à sua fé na Eucaristia, que faz parte da história da Igreja", afirmou.
O Pe. Green, que ajudou a organizar a participação inglesa e galesa em congressos anteriores no México, em 2004, e no Quebec, em 2007, também disse que ainda não está claro se o papa vai participar.
O padre, que está incardinado na arquidiocese de Birmingham, disse: "Será anunciado de antemão se o papa vai estar lá ou não, mas no passado o papa participou pessoalmente, exceto nos dois últimos, por causa da sua saúde e da sua carga de trabalho. Sempre existe a possibilidade de que o papa compareça. Nós não sabemos. A Igreja irlandesa não sabe. E eu não ficaria surpreso se a Santa Sé ainda não saiba se isso vai acontecer. As visitas papais são muitas vezes anunciadas com poucos meses de antecedência. Os organizadores de Dublin têm planos de contingência caso isso aconteça, mas estão se organizando com base em que isso não vai acontecer".
No mês passado, o ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Eamon Gilmore, disse que o governo não tinha convidado o papa para visitar o país no ano que vem e não estavam levando em consideração um convite.
O Pe. Kevin Doran, secretário-geral do Congresso Eucarístico Internacional, disse que seria "uma situação diplomaticamente muito difícil" se Bento XVI fizesse a visita.
O 50º Congresso Eucarístico Internacional irá ocorrer em Dublin entre os dias 10 e 17 de junho de 2012. Entre os catequistas e pregadores anunciados até agora estão o cardeal Peter Turkson, o cardeal Seán Brady e o Patriarca Fouad Twal, de Jerusalém.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Papa poderá visitar Irlanda no ano que vem apesar das tensões diplomáticas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU