08 Julho 2011
"Levante, levante, levante juventude. A luta é que muda, o resto só ilude". Foi com esse grito que cerca de 500 jovens vindos dos campos e das cidades gaúchas deram início ao 7º Levante da Juventude Rural e Urbana do Rio Grande do Sul. O evento, paralelo à 18ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), acontece desde no final da manhã de hoje (9) em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
A reportagem é de Karol Assunção e publicada por Adital, 08-7-2011.
Irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança, organizadora dos eventos solidários, destacou a importância do Levante reunir jovens em busca de outro mundo e de outra economia. "O Levante é uma escola de formação em busca de outro mundo possível e de uma outra economia que já acontece", pontuou.
A animação dos jovens, demonstrada através de cânticos, palavras de ordem e reflexões, seguirá até domingo (10), quando também termina a Feira. Em entrevista à Adital, Lauro Duvoisin, coordenador do Acampamento Nacional da Juventude, explicou que o objetivo do Levante é reunir os jovens para discutir sobre políticas e projetos para as juventudes. "O objetivo é conseguir colocar a juventude na perspectiva de futuro, de construir um projeto comum", comentou.
Na tarde de hoje, os jovens participaram da 7ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e Justiça Social e das atividades de abertura oficial da Feira 2011. Para Lauro, a participação da juventude nos eventos de economia solidária é importante porque reúne jovens que buscam construir um futuro e organizações que debatem uma solução para modelo econômico imposto. "Amanhã mesmo nós vamos ter oficinas que discutirão a produção de forma diferente", afirmou.
Na opinião do coordenador do Acampamento, o Levante tem conseguido, ao longo de suas edições, ser um espaço de fortalecimento das identidades das juventudes e de construção de um projeto popular. "Acho que estamos em um caminho que busca fortalecer a identidade da juventude popular, construir um projeto popular, além de [o Levante] ser um espaço para reunir as juventudes", destacou.
De acordo com Lauro, os jovens vão aproveitar o encontro para iniciar as discussões de planejamento para o segundo semestre deste ano. A expectativa é que, ainda neste encontro, os jovens entreguem para Tarso Genro, governador do estado do Rio Grande do Sul, um documento com reivindicações discutidas nas edições anteriores do Levante, como aumento de espaços culturais nas cidades e créditos para o campo.
O Levante da Juventude acontece de hoje até o próximo domingo no Ginásio do Colégio Irmão José Otão, ao lado do Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.