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Fermentação na vida religiosa

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18 Junho 2011

Absolutamente nenhuma área da vida da Igreja nos dias de hoje está imune a difíceis questões sobre a identidade católica, refletindo a megatendência que eu tenho chamado de "catolicismo evangélico", a partir da premissa de uma robusta afirmação do pensamento, discurso e prática católicos tradicionais.

A reportagem é de John L. Allen Jr., publicada no sítio National Catholic Reporter, 17-06-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Essa política da identidade é o fio de ouro que corre através de uma ampla gama de transtornos, da missa em latim ao novo Missal Romano em inglês, dos debates sobre o caráter eclesial dos hospitais e instituições de caridade católicos à teologia e à formação dos seminários.

A fermentação está certamente clara na vida religiosa. É a base, por exemplo, de uma Visitação Apostólica promovida pelo Vaticano às comunidades femininas dos Estados Unidos. É também por isso que autoridades da Cúria Romana, nesta semana, dedicaram uma de suas raras reuniões conjuntas para discutir sobre a vida religiosa, focando-se principalmente em questões de autoridade.

No mundo notoriamente compartimentado do Vaticano, a comunicação entre os vários departamentos, tecnicamente conhecidos como "dicastérios", tende a ser a exceção e não a regra. Um dos poucos canais formais ocorre por meio de uma assembleia "interdicasterial", quando todos os chefes dos departamentos se reunem com o papa para discutir temas de especial interesse.

A última vez que isso aconteceu foi em novembro de 2010, para refletir sobre o papel do novo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Na segunda-feira passada, Bento XVI convocou a primeira sessão interdicasterial de 2011. Embora o Vaticano não tenha divulgado detalhes do encontro, fontes disseram ao NCR que o assunto foi a vida religiosa, incluindo a discussão de três pontos:

  • A distinção entre ordens masculinas e femininas, que alguns observadores dizem que está clara na lei canônica, mas às vezes nem tanto na prática real da vida comunitária.
  • A distinção entre vida religiosa e estado laical, incluindo a insistência de que os leigos que estão no comando de um movimento ou associação não podem exercer jurisdição formal sobre os padres e religiosos. Movimentos que incluem clérigos e religiosos, como o dos Focolares ou a Sant`Egidio, devem ter um padre responsável por esses membros. Esse ponto foi sublinhado tanto pelo cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos, quanto pelo cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos.
  • O perigo de enfatizar a obediência ao fundador de uma ordem religiosa sobre a obediência a toda a Igreja em geral e à sua autoridade magisterial.

O secretário de Estado do Vaticano, o cardeal italiano Tarcisio Bertone, abordou o terceiro ponto. Um elemento-chave do subtexto foram os Legionários de Cristo e o que alguns viam como um culto da personalidade ao longo dos anos em torno do fundador da ordem, o falecido padre mexicano Marcial Maciel Degollado.

Como os legionários foram forçados a reconhecer que Maciel era culpado de uma vasta gama de ofensas, incluindo o abuso sexual, uma questão inevitável é se uma noção exagerada de obediência pessoal a Maciel ajudou a permitir que essa má conduta tenha sido incontestável por tanto tempo.

Bertone é salesiano e, portanto, ele próprio é um produto da vida religiosa. De acordo com as fontes da reunião, Bertone ressaltou que as comunidades religiosas devem defender sua própria identidade, mas não às custas da responsabilização perante à Igreja como um todo.

Resta saber o que pode vir dessas discussões em termos de novas iniciativas políticas ou medidas específicas dirigidas às comunidades.

Pelo menos, a reunião interdicasterial desta semana ofereceu outra indicação de que as preocupações acerca da identidade em torno da vida religiosa, assim como em qualquer outra área da Igreja, vieram para ficar.


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