Legionários de Cristo criam comissão especial para atender vítimas de Maciel

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

01 Fevereiro 2011

A ordem Legionários de Cristo anunciou nesta segunda-feira a criação de uma comissão especial encarregada de atender as vítimas de Marcial Maciel, acusado de atos de pederastia.

A reportagem é de Rodrigo Vera e está publicada no semanário mexicano Proceso, 01-02-2011. A tradução é do Cepat.

A comissão terá duas tarefas: recolher os testemunhos das vítimas de Maciel e elaborar um relatório final que será entregue ao cardeal Velasio de Paolis, delegado designado pelo Papa Bento XVI para acompanhar a congregação.

Em um comunicado de imprensa, os Legionários detalharam que a comissão "terá duas tarefas fundamentais. Em primeiro lugar, ouvir as pessoas que, por causa do padre Marcial Maciel ou em relação com ele, solicitam ações por parte da congregação dos Legionários de Cristo".

"Depois elaborará um relatório detalhado que submeterá ao delegado pontifício (Velasio de Paolis), que, ajudado por seus conselheiros, tomará as decisões sobre o que os Legionários de Cristo deverão fazer em cada caso".

Inclusive proporciona um correio eletrônico – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – para que através dele aqueles que tiverem uma queixa se dirijam aos Legionários, cujo fundador foi, precisamente, Marcial Maciel.

No texto se esclarece que a comissão atenderá somente os abusos cometidos pelo Maciel, e também não intervirá naquelas causas que estão à espera de resoluções por parte de tribunais civis ou eclesiásticos.

Por último, a ordem informou que o atual dirigente da congregação, o sacerdote mexicano Álvaro Corcuera, terá dois novos colaboradores em sua equipe de governo, os sacerdotes Juan José Arrieta Ibarrechebea e Jesús Villagrasa.