• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Quando os cisnes cantam na Fontana di Trevi. Artigo de Tomaso Montanari

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

16 Novembro 2021

 

"Os poderosos do mundo jogando uma moedinha na Fontana di Trevi representam um canto do cisne: o de uma democracia que anda para trás, de uma riqueza cega, de uma falta de visão e de projeto".

A opinião é do historiador da arte italiano Tomaso Montanari, professor da Universidade Federico II de Nápoles. O artigo foi publicado no caderno Il Venerdì, do jornal La Repubblica, 12-11-2020. A tradução é de Anne Ledur Machado.

 

Eis o texto.

 

Caminhando por Roma em meados do século XVIII, qualquer viajante logo se daria conta de que, ao lado da efervescente leveza do rococó, a arquitetura e as artes contemporâneas continuavam falando a língua solene e majestosa do barroco pleno: muitas vezes, aliás, tornando-o mais severo, essencial, em certo sentido, clássico.

Essas duas temporadas do gosto conviviam no tempo e no espaço, produzindo a singular sensação de uma espécie de “romper fileiras!”: uma temporada cultural inteira chegava ao fim, mas fazia isso com um crescendo paroxístico de empreendimentos artísticos.

A obra em que se encontram e convivem as duas linguagens diferentes e opostas da Roma do início do século XVIII é a Fontana di Trevi, provavelmente o edifício do século XVIII mais famoso do mundo.

A partir de 1732, o arquiteto Nicola Salvi transformou a fachada de um edifício em uma espécie de moderníssimo arco triunfal imperial, cujo arco central devia servir para conter uma monumental estátua de Netuno, de pé sobre uma carruagem aquática, movendo-se sobre um penhasco, que termina em uma enorme bacia cheia de água, cercado por escadas e quase tão grande quanto a pequena praça à sua frente.

Se a arquitetura do palácio-arco é sem dúvida clássica, neorrenascentista, e continua a tradição das outras “mostras” dos diversos aquedutos que levam água a Roma (neste caso, aquele chamado de “Acqua Vergine”), a invenção do palácio-fonte segue algumas ideias de Pietro da Cortona e de Bernini, e se reconecta diretamente com a pirotecnia dos aparatos efêmeros e dos alagamentos festivos do século XVII: a ideia de um teatro aquático, com degraus para os espectadores, que invade o espaço urbano e o transforma em uma visão era, de fato, o non plus ultra do barroco.

No entanto, o espírito do rococó também paira sobre a Fontava: “O Netuno um pouco frívolo de Pietro Bracci, de pé como um professor de dança em uma enorme concha rocaille, está tão distante do espírito das obras de Bernini quanto o caráter pitoresco dos numerosos riachos ou a união artificial de bacias convencionais com rochas naturais. No entanto, a Fontana di Trevi é o esplêndido canto do cisne de uma época que devia todos os seus impulsos vitais a um único grande artista, Bernini” (Rudolf Wittkower).

Até mesmo os poderosos do mundo que lhe dão as costas jogando uma moedinha nela – cena grotesca que parece ter sido inventada por Paolo Sorrentino – representam, apesar deles mesmos, um canto do cisne: o de uma democracia que anda para trás, de uma riqueza cega, de uma falta de visão e de projeto.

 

Leia mais

  • G20, empenho de vacinar 40% da população este ano e 70% no próximo
  • O G20 lança o imposto global
  • G20: população diz que planeta está perto de ponto de difícil retorno
  • Cada um de nós é uma obra-prima. Palavra de Bernini
  • O ''mágico'' Bernini e a sua Santa Teresa. Artigo de Tomaso Montanari
  • O ameaçador papa de Sorrentino
  • Quando o Papa é imaginário. Na série de televisão "The Young Pope" do diretor italiano Paolo Sorrentino

Notícias relacionadas

  • A nova ordem mundial: o G7 é minoria no G20

    LER MAIS
  • Temer faz estreia internacional em China pragmática mas 'apreensiva' com relações bilaterais

    Em meio a certa cautela internacional quanto ao processo de impeachment que derrubou o governo de Dilma Rousseff, o presidente Mic[...]

    LER MAIS
  • FMI insta membros do G20 a fazer as reformas prometidas

    Poucos dias antes do início da cúpula do G20 na cidade chinesa de Hangzhou, o Fundo Monetário Internacional (FMI) fez um claro [...]

    LER MAIS
  • G20 perderá meta de Paris, diz relatório

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados