• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O Concílio de Constança e o Grande Cisma

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

10 Novembro 2021

 

"Mas um cardeal que propõe ao papa desconsiderar as conclusões de um Sínodo, alcançadas seguindo todas as regras canônicas, prenuncia uma forma de operar que, em perspectiva, divide a Igreja romana e enfraquece a autoridade do pontífice que 'ignora' um conselho sinodal. Mesmo em seu pequeno, aquele cardeal parece lamentar os tempos do Grande Cisma do Ocidente", escreve Luigi Sandri, jornalista e escritor, em artigo publicado por L'Adige, 08-11-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

 

Eis o artigo.

 

Seis séculos atrás, em novembro de 1414, iniciava-se o Concílio de Constança (Alemanha), que, em três anos de trabalhos complexos, pôs fim ao Grande Cisma do Ocidente, caracterizado pela coexistência de três papas, cada um considerando o outro antipapa; hoje essa situação parece inacreditável, mas há cardeais que, como novos antipapas, se opõem diametralmente ao pontífice reinante.

Em 1378 - os papas acabavam de regressar de Avignon - um grupo de cardeais contestou a eleição de Urbano VI e elegeu, em oposição a ele, Clemente VII: o primeiro fixou residência em Roma, o segundo regressou à França. Após sua morte, cada um dos dois teve um sucessor, e assim a coexistência de dois papados se perpetuou: o de Roma e o de Avignon. A Europa cristã ficou perplexa. Então, os cardeais das duas obediências, em 1409, decidiram convocar um Concílio em Pisa, para escolher um novo papa, Alexandre V, fazendo com que os outros dois abdicassem. Mas eles não aceitaram, e então ficaram três papas ao mesmo tempo: o de Pisa, o de Roma e o de Avignon.

O novo papa morreu quase imediatamente e foi sucedido por João XXIII (sim, 23!): ele, de acordo com o imperador Sigismundo, convocou o Concílio de Constança, que com sinal de autoridade depôs os três papas, mesmo contra a vontade deles, e em 11 de novembro de 1417 elegeu Martinho V, considerado o único pontífice legítimo por quase toda a Europa. Assim terminava o Grande Cisma do Ocidente que dilacerou a Cristandade, porque alguns países reconheceram como pontífice o de Roma, outros o de Avignon e outros o de Pisa.

Desde então, formalmente, nunca mais houve antipapas: em nossos dias, porém, há cardeais que se comportam como antipapas, contestando frontal e publicamente Francisco.

Ele quis o Sínodo sobre a Amazônia, celebrado em Roma em outubro de 2019: a Assembleia concluiu "aconselhando" o papa de permitir a ordenação presbiteral de diáconos já casados ali; uma "novidade" na Igreja latina (mas não nas Igrejas orientais católicas), porque, ao lado dos padres celibatários, também estavam previstos aqueles casados para a Amazônia - o "pulmão" do mundo mais vasto que a Europa, com tribos vivendo nas profundezas da floresta, quase inalcançáveis. Pois bem, logo que terminou a Assembleia, um cardeal europeu, numa entrevista a um jornal, propôs (e quase intimou) que Bergoglio rejeitasse como "inadmissível" aquela proposta, que no Sínodo obtivera mais de 80% do consentimento dos bispos. Uma oposição que talvez tenha levado o Papa a "esquecer", na "Querida Amazônia" - a exortação apostólica pós-sinodal de fevereiro de 2020 - aquele "conselho".

Mas um cardeal que propõe ao papa desconsiderar as conclusões de um Sínodo, alcançadas seguindo todas as regras canônicas, prenuncia uma forma de operar que, em perspectiva, divide a Igreja romana e enfraquece a autoridade do pontífice que "ignora" um conselho sinodal. Mesmo em seu pequeno, aquele cardeal parece lamentar os tempos do Grande Cisma do Ocidente.

 

 

 

Leia mais

 

  • Cisma: uma noção que mudou ao longo dos séculos. Artigo de Massimo Faggioli
  • Contrarreforma. Modernidade e Preconceito
  • Das reformas à contrarreforma
  • Séculos de teologia e medidas políticas para recompor o Grande Cisma. Artigo de Silvia Ronchey
  • O que é o Sínodo para a Amazônia?
  • A Igreja na escola Bannon para criar um movimento anti-Papa
  • “Cisma? Esperemos que não, mas o risco existe”, diz Camilo Ruini
  • Ortodoxia: cisma e ecumenismo
  • O possível lado bom de um cisma católico
  • O ecumenismo e o jubileu do Concílio de Constança

Notícias relacionadas

  • A cavalgada do Papa gaúcho

    LER MAIS
  • O vírus também divide as igrejas

    LER MAIS
  • A carta do Papa Francisco aos padres

    LER MAIS
  • Igreja em crise com Madalena

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados