Gold Card. Trump convida os oligarcas de Putin, mas a visita de Zelensky é fria

Montagem: Reprodução | RFE/RL Graphics

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

26 Fevereiro 2025

Trump: “Ouvi dizer que Zelensky virá aqui na sexta-feira, se ele quiser visitar, tudo bem”

A reportagem é de Paolo Mastrolilli, publicada por La Repubblica, 26-02-2025.

Donald Trump está olhando para o futuro e já está considerando suspender as sanções à Rússia e restabelecer os vistos de entrada nos Estados Unidos para oligarcas russos. O presidente anunciou ontem à noite que o programa de visto EB-5 será substituído por um programa para vender “cartões dourados”, ou vistos dourados, no valor de cinco milhões de dólares cada. Trata-se de autorizações de residência permanente que incluirão a possibilidade de obtenção de cidadania para estrangeiros que queiram vir aos Estados Unidos para investir: "Os ricos – disse Trump – virão para este país comprando este cartão. Eles serão ricos, serão bem-sucedidos, gastarão muito dinheiro, pagarão muitos impostos e empregarão muitas pessoas."

Trump então voltou às relações com a Ucrânia: "Ouvi dizer que Zelensky virá na sexta-feira. “Por mim, tudo bem se ele quiser visitar”, disse ele, comentando sobre a chegada iminente do líder ucraniano, que Trump descreveu recentemente como um comediante medíocre que improvisou como um ditador. A visita foi anunciada quando autoridades envolvidas nas negociações concordaram com os termos de um rascunho de acordo sobre terras raras, a troca que Trump queria para recuperar a ajuda econômica de Washington a Kiev. E o próprio presidente disse que esperava que Zelensky fosse a Washington para assinar. A Reuters, citando fontes anônimas, acrescentou que Zelensky, assim que desembarcasse nos Estados Unidos, também poderia se encontrar com parlamentares no Capitólio.

A exploração de terras raras e recursos minerais é um tema particularmente próximo do coração de Trump, a ponto de ele admitir que "também gostaria de comprar minerais do território russo". Mas a questão central hoje são os recursos de Kiev: "Nós praticamente negociamos nosso acordo sobre terras raras. Queremos nosso dinheiro de volta, os contribuintes americanos receberão seu dinheiro de volta." Ele então acrescentou: “Sem os Estados Unidos, seu dinheiro e equipamento militar, a guerra terminaria em um curto período de tempo”, embora mais tarde tenha reconhecido que uma força de manutenção da paz na Ucrânia seria necessária.

Leia mais