Raffaela Petrini, a primeira mulher prefeita do Vaticano, poderá participar das reuniões do C9

Foto: ACI Digital

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

26 Fevereiro 2025

  • Raffaella Petrini terá o poder de dispor e conferir competências ou tarefas aos trabalhadores da Cidade do Vaticano.

  • Francisco nomeou o atual vice-secretário do Dicastério para a Evangelização e presidente das POM, Emilio Nappa, como secretário-geral do Governatorato, tarefa que ele dividirá com Giuseppe Puglisi-Alibrandi, até então vice-secretário-geral do Conselho da Cidade do Vaticano.

A reportagem é de Jesus Bastante, publicada por Religión Digital, 25-02-2025.

Raffaella Petrini terá "o poder de dispor e conferir (...) competências específicas ou tarefas particulares" aos trabalhadores da Cidade do Vaticano, conforme decidido pelo Papa Francisco, retornando à atividade normal, a partir das instalações da Policlínica Gemelli. Uma decisão que, a partir de 1º de março, poderá levá-la a participar como membro do Conselho de Cardeais que aconselha o Papa, mais conhecido como C9.

A primeira mulher a se tornar prefeita da Cidade do Vaticano terá, portanto, liberdade para exercer seu trabalho, depois de algumas dúvidas terem sido levantadas sobre a necessidade de o presidente do Governatorato do Vaticano ser um cardeal. Nesse sentido, como confirmado no Boletim de hoje, Francisco modificou a "Lei Fundamental do Estado da Cidade do Vaticano, de 13 de maio de 2023, e a Lei n. CCLXXIV sobre o Governo do Estado da Cidade do Vaticano, de 25 de novembro de 2018".

Além disso, Francisco nomeou o atual vice-secretário do Dicastério para a Evangelização e presidente das POM, Emilio Nappa, como secretário-geral do Governatorato, tarefa que ele dividirá com Giuseppe Puglisi-Alibrandi, até então vice-secretário-geral do Conselho da Cidade do Vaticano. Tanto suas nomeações quanto a de Petrini entrarão em vigor em 1º de março, data em que o atual governador, o cardeal espanhol Fernando Vérgez, deixará o cargo. Ele está prestes a completar 80 anos e viu chegar a hora de sua aposentadoria (também para um hipotético Conclave do qual não poderá mais participar).

Petrini (56) já era secretária geral e vice-chefe de governo do Governatorato da Cidade do Vaticano desde 2021. Esta freira, nascida em Roma, é doutora em Ciências Sociais. Ainda há algumas dúvidas, mas parece que, em virtude de sua patente, ela poderá participar das reuniões do C9, assim como Vérgez fez. Outra questão é se haverá mais alguma medida, e se a nova prefeita poderá ter o título de "cardeal", algo que não aconteceu, pelo menos oficialmente, na história da Igreja.

Leia mais