Congresso retira obrigatoriedade de licenciamento ambiental para plantio de eucalipto

Foto: Fábio Nascimento | Divulgação

Mais Lidos

  • O drama silencioso do celibato sacerdotal: pastores sozinhos, uma Igreja ferida. Artigo de José Manuel Vidal

    LER MAIS
  • O documento que escancara o projeto Trump: um mundo sem regras, sem Europa e sem democracia. Artigo de Maria Luiza Falcão Silva

    LER MAIS
  • A herança escravocrata dos setores poderosos da sociedade brasileira agrava a desigualdade e mantém o privilégio dos ricos

    O assalto do Banco Master foi contratado pelas elites financeira e política. Entrevista especial com André Campedelli

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

11 Mai 2024

Projeto de lei, que agora aguarda sanção presidencial, exclui silvicultura do rol de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais.

 A reportagem é de Cristiane Prizibisczki, publicada por ((o))eco, 09-05-2024.

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (8), um projeto de lei do Senado que exclui a silvicultura do rol de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais. Com a exclusão, o plantio de florestas para extração de celulose, como pinos e eucalipto, está liberado da obrigatoriedade de licenciamento ambiental. A matéria foi enviada à sanção presidencial.

O projeto de lei, de autoria do senador Álvaro Dias (Podemos/PR), muda a lei da Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938/81). Além da desobrigação do licenciamento, as atividades de silvicultura para extração de celulose também não precisarão mais pagar a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TFCA).

As monoculturas de eucalipto são frequentemente ligadas à redução de biodiversidade e exaustão de recursos hídricos no solo. A proposta, duramente criticada por alguns deputados, aguarda sanção presidencial.

Leia mais