Congresso retira obrigatoriedade de licenciamento ambiental para plantio de eucalipto

Foto: Fábio Nascimento | Divulgação

Mais Lidos

  • Xadrez: a patranha de André Mendonça e as grandes falsificações da história. Artigo de Luís Nassif

    LER MAIS
  • São as instituições e relações sociais que decidem como ocorrem a apropriação da riqueza e sua conversão em qualidade de vida, afirma o pesquisador

    “O problema brasileiro não é falta de trabalho. É a qualidade da inserção e o modo como os ganhos econômicos são repartidos”. Entrevista especial com Erik Chiconelli Gomes

    LER MAIS
  • "A manobra da AfD é colossal, algo nunca visto desde 1945. A Europa está em perigo". Entrevista com Romano Prodi, ex-primeiro ministro da Itália

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

11 Mai 2024

Projeto de lei, que agora aguarda sanção presidencial, exclui silvicultura do rol de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais.

 A reportagem é de Cristiane Prizibisczki, publicada por ((o))eco, 09-05-2024.

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (8), um projeto de lei do Senado que exclui a silvicultura do rol de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais. Com a exclusão, o plantio de florestas para extração de celulose, como pinos e eucalipto, está liberado da obrigatoriedade de licenciamento ambiental. A matéria foi enviada à sanção presidencial.

O projeto de lei, de autoria do senador Álvaro Dias (Podemos/PR), muda a lei da Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938/81). Além da desobrigação do licenciamento, as atividades de silvicultura para extração de celulose também não precisarão mais pagar a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TFCA).

As monoculturas de eucalipto são frequentemente ligadas à redução de biodiversidade e exaustão de recursos hídricos no solo. A proposta, duramente criticada por alguns deputados, aguarda sanção presidencial.

Leia mais