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O debate continua a favor dos padres casados: “A Igreja Católica precisa deles agora”, segundo o jesuíta Thomas Reese

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28 Fevereiro 2024

  • Ao coro de vozes que se têm ouvido nos últimos tempos a favor da ordenação de homens casados ​​- o Cardeal Sako ou o Arcebispo Scicluna - juntou-se a outras coordenadas geográficas - como as dos Estados Unidos - o influente jesuíta Thomas Reese. ex-editor da revista América (da Companhia de Jesus).
  • “Aqueles que apontam para o aumento contínuo das vocações em África e na Ásia precisam de ouvir os sociólogos. Já existem menos vocações nas áreas urbanas da Índia, onde as famílias têm menos filhos e mais oportunidades educativas estão disponíveis. Igreja. Eles simplesmente demoram mais para acompanhar a modernidade."
  • No entanto, Reese reconhece que ainda há muitos católicos que estão dispostos a assumir esta vocação, “mas a hierarquia diz não porque aqueles que se sentem chamados são casados, homossexuais ou mulheres”.

A reportagem é de José Lorenzo, publicada por Religión Digital, 27-02-2024.

Ao coro de vozes que se têm ouvido nos últimos tempos a favor da ordenação de homens casados ​​- o Cardeal Sako ou o Arcebispo Scicluna - juntou-se a outras coordenadas geográficas - como as dos Estados Unidos - o influente jesuíta Thomas Reese, ex-editor da revista America (da Companhia de Jesus), e que, num artigo de opinião no Religion News Service, deixou bem claro o seu: “Na Última Ceia, Jesus disse: Fazei isto em memória de mim”. ... Ele não disse: 'Seja celibatário. '"

“Sem a Eucaristia, parece óbvio, não há Igreja Católica”, começa a sua reflexão. “Mas, segundo a teologia católica, não podemos ter a Eucaristia sem sacerdotes”, acrescenta, observando que, “infelizmente, em muitas partes do mundo há fome eucarística, precisamente porque não há sacerdotes para celebrar a Eucaristia . persiste há décadas e só está piorando.

Olhando para trás, Reese reconhece que a hierarquia católica “simplesmente ignorou durante décadas a solução óbvia para este problema”, observando que sob os pontificados de João Paulo II e Bento XVI, “a discussão sobre padres casados ​​foi proibida” e que “até o Papa Francisco, que expressou seu respeito pelo clero casado nas igrejas católicas orientais, não respondeu positivamente quando os bispos reunidos no Sínodo para a Região Pan-Amazônica votaram 128-41 para permitir que diáconos casados ​​se tornassem sacerdotes." 

Lembrando que na primeira fase do Sínodo sobre a sinodalidade este tema “pouco foi mencionado”, o jesuíta pede que sejam ouvidos os sociólogos, que alertam para as causas que influenciam o dramático declínio das vocações sacerdotais e a alarmante Idade Média daquelas que permanecem.

África e Ásia não são o futuro da Igreja

“Aqueles que apontam para o aumento contínuo das vocações em África e na Ásia precisam de ouvir os sociólogos. Já existem menos vocações nas áreas urbanas da Índia, onde as famílias têm menos filhos e mais oportunidades educativas estão disponíveis. Eles simplesmente demoram mais para acompanhar a modernidade”, ressalta com força a propósito do recorrente slogan do celeiro de vocações nesses continentes para o cristianismo do futuro.

No entanto, Reese reconhece que ainda há muitos católicos que estão dispostos a assumir esta vocação, “mas a hierarquia diz não porque aqueles que se sentem chamados são casados, homossexuais ou mulheres”. E aqui ele introduz outro elemento: “Uma pesquisa de 2006 feita por Dean Hoge descobriu que quase metade dos jovens envolvidos no ministério universitário católico ‘consideraram seriamente’ o ministério como sacerdotes, mas a maioria também quer se casar e constituir família”.

Diante de tudo isso, Reese defende a abertura do debate sobre a ordenação sacerdotal de homens casados. “Não resolverá todos os problemas da Igreja, como podemos ver nas Igrejas Protestantes”, sublinha, assim como “permitir que os padres se casem não é simplesmente torná-los mais felizes”. “Para a Igreja Católica – sublinha finalmente – a questão é se vamos ter a Eucaristia ou não. Na Última Ceia, Jesus disse: ‘Fazei isto em memória de mim’. '"

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