11 Setembro 2023
O secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), pastor Jerry Pillay, o Papa Francisco, através do seu secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, a presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), arcebispo Jaime Spengler, e a direção da Regional Sul 3 da CNBB, manifestaram solidariedade, condolências às famílias enlutadas, e apoio às pessoas atingidas pelas cheias do Rio Taquari, no Vale do Taquari (RS).
A informação é de Edelberto Behs, jornalista.
Em mensagem dirigida à pastora presidente da IECLB, Sílvia Genz, Pillay escreveu: “Aceite nossas condolências e nossas esperanças de cura e renovação. Estamos com vocês enquanto enfrentam a dor de entes queridos perdidos, casas destruídas e vidas perturbadas”.
Disse mais: “Oramos pela sua força contínua e pela força daqueles que oferecem resgate e alívio de muitas maneiras – como igrejas, como vizinhos, e através de simples atos de bondade”.
O Papa Francisco enviou palavras de ânimo e pediu a reconstrução rápida e eficaz das localidades atingidas.
A direção da CNBB Regional Sul 3 lembrou, nesse momento de dor e tristeza, a parábola do bom samaritano (Luca 10, 25-37), frisando que “o meu próximo é todo aquele que necessita de mim, do meu apoio, dos meus braços, do meu olhar”. Por isso, afirma, “a Igreja, presente nas dioceses, paróquias, comunidades, pastorais, movimentos eclesiais não deixará de ouvir os clamores e contribuir naquilo que lhe é possível”.
Os bispos também incentivam levantamentos da situação em que se encontram as famílias, “a fim de que possamos ter um mapa da realidade e que seja divulgado pelos meios de comunicação, para que todos estejam atentos e solidários”.
O Sínodo Vale do Taquari, da IECLB, e a própria igreja, lançaram campanha de apoio às comunidades, famílias e pessoas atingidas.
Também a CNBB Sul 3 emitiu a “Campanha em favor das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul”.
As duas campanhas anunciaram os PIX de arrecadação:
Sínodo Vale do Taquari, CNPJ/PIX 02.377.630 0001-5, Banco Sicredi – 748; Agência 119, Conta 74250-3.
A campanha da CNBB recebe recursos via PIX pela chave CNPJ – 33685686001041.
A meteorologia prevê mais três dias de chuva nesta semana, no Rio Grande do Sul. Oremos para que os céus poupem o Vale do Taquari de mais uma tragédia.
Até o domingo, o registro indicava o falecimento de 43 pessoas e o desaparecimento de outras 46. Os municípios mais atingidos foram Muçum, Roca Sales, Nova Bassano, Santa Tereza, Bento Gonçalves, Estrela, Ibiaiaras, Passo Fundo, Mato Castelhano, Encantado, Lajeado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e São Valentim do Sul.
Pillay mencionou que eventos climáticos extremos têm afetado regiões em todo o mundo nos últimos anos. “Infelizmente, os impactos das alterações climáticas estão levando a situações extremas – e mais regulares. A menos que trabalhemos em conjunto para enfrentar as causas e consequências das alterações climáticas, não teremos esperança de melhorar e proteger a Terra e todos os seus habitantes no futuro”, alertou.