01 Março 2023
Em meio à crise de imagem de Bento Gonçalves, RS, o prefeito Diogo Siqueira (PSDB) voltou a falar que o caso foi isolado e disse que agricultores e vinícolas da região são vítimas "tanto quanto as pessoas que estavam lá".
A informação é publicada por Matinal, 01-03-2023.
Ele ainda citou medidas de fiscalização e apoio a prestadores de serviço do setor, além de anunciar um programa de comunicação, conscientização e qualificação para toda cadeia vitivinícola, incluindo produtores rurais e safristas e a criação de uma Central do Trabalhador, em conjunto com a cadeia de produção do vinho.
“A gente não queria escravizar mas é que tá faltando mão de obra” pic.twitter.com/oQkHSyclWA
— Arnaldo Branco (@arnaldobranco) February 28, 2023
Enquanto isso, em audiência sobre o caso, a empresa contratante Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde Ltda propôs o pagamento de 600 mil reais ao todo para os 207 trabalhadores resgatados por danos morais, algo como 2,8 mil por pessoa, além das verbas rescisórias, cuja comprovação do pagamento deve ser efetuada hoje pela empresa.
Entidade que representa vinícolas que usavam trabalho análogo à escravidão no Rio Grande do Sul tentou tirar das empresas a responsabilidade pela contratação de profissionais em situação desumana pic.twitter.com/doTuaOiXz3
— Brasil de Fato (@brasildefato) February 28, 2023
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
RS. Prefeito de Bento Gonçalves compara agricultores da região às vítimas exploradas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU