• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Irmã Mary Agnes Njeri Mwangi: com os Yanomami aprendi "a ser uma mulher de esperança e superação, a sempre recomeçar"

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

28 Janeiro 2023

O sangue dos indígenas, o sangue dos Yanomami, corre nas veias da Irmã Mary Agnes Njeri Mwangi. É verdade que a Missionária da Consolata nasceu no Quênia, mas desde sua chegada ao Brasil em 2000, ela sempre permaneceu na Missão Catrimani, local de presença dos Missionários da Consolata em meio a uma das cidades mais atacadas do país no século passado no Brasil.

A reportagem é de Luis Miguel Modino, publicada por ADN Celam, 26-01-2023.

Presença de consolo e defesa da vida

Uma missão que o religioso vê como “uma presença de consolação, uma presença de defesa da vida, de promoção da vida”. Segundo ela, "também tem sido uma presença de ser mulher entre mulheres", algo que se materializou no trabalho com mulheres, nos encontros em diferentes regiões do território Yanomami.

Irmã Mary Agnes, que foi auditora da Assembleia Sinodal do Sínodo para a Amazônia, conta que aprendeu “a ser uma mulher de esperança e de resiliência, a sempre recomeçar, porque a vida aqui é muito corrida, às vezes há surtos epidemiológicos, invasão de território”. Ela insiste que “aprendi a sempre começar de novo, quando a vida parece não existir, sempre há a mão de Deus que vem ao nosso encontro e recomeçamos. Aprendi muito nessa forma de estar sempre disposto a recomeçar, a construir, a fazer algo novo, a me aprimorar, a ter calma, perseverança e amor na convivência”.

Uma realidade difícil

Está em numa região que tem passado por momentos muito difíceis e onde o momento presente é vivido com preocupação. Na Missão Catrimani, muitos indígenas desconhecem o que está acontecendo em outras regiões do território. Ali não existem meios de comunicação, as pessoas não têm acesso para ver as imagens, apenas são informadas pelo que é dito na rádio transmissora, segundo a Missionária da Consolata.

A freira insiste que "falta realmente uma presença, uma presença em muitas regiões Yanomami, pessoas que possam estar com eles, conversar com eles, compartilhar com eles, é isso que falta, a presença de pessoas que estão inseridas, que Eles podem dialogar com as pessoas neste momento, para que possam ouvir seus problemas e acompanhá-los no dia a dia. Nesse momento, as pessoas estão vivendo essa situação de desamparo, de estarem sozinhas”.

Falta de presença permanente da Igreja

Os Missionários da Consolata acompanham algumas comunidades, mas, como em muitas partes da Amazônia, é uma região de difícil acesso. Os maiores problemas, os que estão aparecendo na mídia, ocorrem em regiões distantes da missão Catrimani, onde não conseguem chegar. "E mesmo que pudéssemos chegar até eles, estaríamos cavando um buraco aqui para preencher outro buraco em outra realidade", diz ele. Irmã Mary Agnes clama por ajuda, “as pessoas vivem nesta ausência de pessoas que realmente podem dar a vida e estar com elas. Estar lá por um tempo não é só ir e vir, mas ficar na região como uma presença.”

É um tempo de sofrimento para o povo que a missionária diz viver como uma experiência em que “o Senhor está a encorajar a minha vocação e também esta opção dos Missionários da Consolata de estar perto do povo, dos missionários”. Ele insiste na importância de “estar sempre presente, próximo das pessoas e colaborar no que pudermos”.

Apelo à Igreja para que envie missionários

Ele chama a Igreja a ter uma presença maior. Recorde-se a missão de Xirei, uma das regiões mais afetadas atualmente, onde até 2006 existia uma comunidade religiosa, comunidade esta que saiu por falta de gente que pudesse continuar. Uma experiência que começou nos anos 90, quando a situação era tão grave quanto agora.

A freira disse que "hoje está pior, mas agora não existe essa presença, sinto que o Senhor está me pedindo, e espero que seja verdade, que a Igreja procure outros religiosos e religiosas que possam atuar em outras frentes em a terra Yanomami, porque aqui é a única presença da Diocese. Sinto esse chamado do Senhor, primeiro a afirmação da minha opção, da nossa opção como Consolata, missionários e missionárias de continuar aqui, mas também esse chamado à Igreja no Brasil e no mundo para tentar abrir outras frentes nessas realidades”.

Diante de tanta dor e sofrimento, afirma que "continuaremos lutando e unindo forças com este novo governo que tenta se articular e ajudar e com outras organizações civis", insistindo que "como Igreja somos chamados a unir forças com gente boa" . Uma esperança não só para Irmã Mary Agnes, mas para todo um povo que luta pela vida tão duramente castigado.

Leia mais

  • Uma tragédia anunciada. “A Igreja de Roraima ficou junto aos povos indígenas contra tudo e contra todos, e tem pago um preço muito caro”. Depoimento de Dom Roque Paloschi, presidente do CIMI
  • Davi Yanomami cobra e Lula diz: “nós vamos tirar” os garimpeiros
  • Diocese de Roraima, sempre companheira e defensora do Povo Yanomami
  • Abandono: Com a invasão do garimpo e sem assistência de saúde, Yanomami sofrem com desnutrição aguda
  • Povo Yanomami denuncia agravamento do caos sanitário na Terra Indígena
  • Três décadas de homologação da TI Yanomami: conquista e sofrimento
  • Pedidos de mineração disparam e já chegam a 40% da terra indígena Yanomami
  • Abraçamos o povo Yanomami em sua dor e angústia
  • Organização Yanomami exige retirada de garimpeiros após denúncia de estupro e morte de menina
  • Hutukara pede investigação para crime de ódio contra yanomami em Boa Vista
  • Yanomami: emboscada de garimpeiros mata indígena e deixa adolescente em estado grave
  • Filme detalha como políticas de Bolsonaro estimulam garimpo na Terra Yanomami
  • O espírito e os povos indígenas
  • Com tema “Direito ao território, direito à vida”, material discute a compreensão do território para os povos indígenas
  • Os povos indígenas são sementes de vida, resistência e esperança
  • Entenda em 5 pontos as principais ameaças aos povos indígenas neste momento
  • Sonia Guajajara revogará norma que facilita exploração madeireira em terras indígenas
  • “Não será fácil superar 522 anos em 4”, diz ministra dos Povos Indígenas
  • Demarcações de terras indígenas são prioridade no atual governo federal. Entrevista especial com Eloy Terena

Notícias relacionadas

  • Um xamã na avenida Paulista

    LER MAIS
  • “Estamos tomando água poluída, de mercúrio. O povo yanomami vai sumir”

    No final da década de 1980, o líder indígena yanomami, Davi Kopenawa, deixava sua aldeia, na floresta amazônica, para denuncia[...]

    LER MAIS
  • Operação conjunta combate garimpo ilegal de ouro na terra indígena Yanomami, em RR

    LER MAIS
  • A medicina tradicional Yanomami ganha o mundo

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados