13 Dezembro 2022
Apesar de ter apenas um punhado de católicos, e o papa nem se preocupar em nomear um bispo lá desde 2019, a capital finlandesa de Helsinque pode ocupar uma parcela maior da energia intelectual coletiva do Vaticano agora do que quase qualquer outra cidade do mundo.
O comentário é de John L. Allen Jr., publicada por Crux, 11-12-2022.
Não por razões eclesiásticas, mas geopolíticas. Helsinki foi o cenário dos “Acordos de Helsinque” de 1975, que representam um momento marcante na diplomacia da Guerra Fria, um crescendo para a política de Ostpolitik do Vaticano e uma inspiração para os atuais esforços de Roma para acabar com a guerra na Ucrânia.
Na próxima terça-feira, a aspiração por uma versão do século 21 dos Acordos de Helsinque estará à vista do público na conferência “Europe and War: From the Spirit of Helsinki to Prospects for Peace”, promovida conjuntamente pela Embaixada da Itália, pelo L'Osservatore Romano, pela Rádio Vaticana, pelo Vatican News e pela revista italiana Limes.
O programa apresenta o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, que em abril passado convocou uma “nova conferência de Helsinque” como forma de abordar o conflito na Ucrânia. Outras figuras importantes do papado de Francisco também estarão presentes, incluindo o diretor editorial Andrea Tornielli e o fundador do Sant'Egidio, Andrea Riccardi, e o evento será transmitido ao vivo pela plataforma de mídia do Vaticano.
O presidente italiano, Sergio Mattarella, também estava programado para estar presente, mas no final do sábado surgiram notícias de que ele havia testado positivo para covid-19 e provavelmente teria que se retirar de suas nomeações públicas esta semana.
Enquanto esteve no Cazaquistão em setembro, o Papa Francisco apelou especificamente para os acordos de Helsinque como uma inspiração.
“Agora é a hora de parar de intensificar as rivalidades e reforçar os blocos opostos”, disse ele. “Precisamos de líderes que, em nível internacional, possam permitir que os povos cresçam em entendimento e diálogo mútuos e, assim, gerem um novo 'espírito de Helsinque', a determinação de fortalecer o multilateralismo, de construir um mundo mais estável e pacífico, de olho nas gerações futuras”.
Para recapitular, os Acordos de Helsinque foram o resultado de dois anos de negociações entre todos os países da Europa na época (exceto Andorra e Albânia), bem como os Estados Unidos e o Canadá. O objetivo era promover a détente entre o Oriente e o Ocidente e reduzir as perspectivas de que a Guerra Fria pudesse esquentar.
Os acordos ratificaram vários princípios, incluindo a inviolabilidade das fronteiras nacionais, a abstenção da ameaça ou uso da força, a não intervenção nos assuntos internos e o direito à autodeterminação. Foi altamente controverso entre os falcões da Guerra Fria nos Estados Unidos, que pensaram que ele havia assinado a ocupação soviética dos Estados Bálticos da Estônia, Lituânia e Letônia e, de maneira mais geral, a dominação soviética da Europa Ocidental. O Wall Street Journal implorou ao então presidente Gerald Ford a não comparecer à cerimônia de assinatura dos acordos sob o título: "Jerry, não vá!"
Em retrospecto, no entanto, muitos historiadores acreditam que os Acordos de Helsinque foram fundamentais para evitar uma escalada de conflitos Oriente/Ocidente. No longo prazo, alguns historiadores acreditam que eles realmente estimularam movimentos de independência por trás da Cortina de Ferro com a linguagem sobre autodeterminação.
Há três razões pelas quais os Acordos de Helsinque ocupam tanto espaço na memória diplomática e na imaginação do Vaticano.
Em primeiro lugar, eles representaram um avanço para a política de Ostpolitik, ou seja, o diálogo com o mundo socialista, arquitetado pelo então arcebispo Agostino Casaroli, que chefiou a delegação vaticana às negociações e foi creditado por vários participantes por ter sido fundamental no resultado final.
Casaroli tornou-se cardeal e secretário de Estado no governo de São João Paulo II. Em sua recente entrevista à revista jesuíta America, o Papa Francisco chamou Casaroli de “o maior modelo que encontro no período moderno da Igreja” de diálogo como estratégia diplomática, e Helsinque é lembrado como um de seus momentos mais brilhantes.
Em segundo lugar, o Vaticano sempre olhou para a Itália como seu aliado mais natural no cenário global e uma espécie de amplificador para sua agenda diplomática e humanitária. Os Acordos de Helsinque são talvez o melhor exemplo moderno dessa ideia na prática, já que, ao lado de Casaroli, outro arquiteto principal do acordo foi o então primeiro-ministro italiano Aldo Moro, um amigo pessoal do São Papa Paulo VI.
Moro estava em uma posição privilegiada para ajudar a intermediar os acordos, visto que a Itália tinha de longe o maior Partido Comunista do Ocidente e foi Moro quem primeiro incluiu socialistas diretamente em um governo italiano. Como resultado, Moro foi capaz de envolver os estados soviéticos de uma forma que outros líderes ocidentais acharam difícil.
Embora poucos no Vaticano hoje tenham as mesmas esperanças para a atual primeira-ministra do país, Giorgia Meloni, eles veem Mattarella, de 81 anos, não apenas como um estadista talentoso, mas também como um aliado, que poderia desempenhar um papel importante por trás do cenário.
Em terceiro lugar, o Papa Francisco e sua equipe veem Helsinque com carinho porque parecia uma justificativa para as mesmas políticas de paciência e moderação que eles tentaram usar com a Rússia quase meio século depois.
Quando se trata da Rússia (e, aliás, da China também), Francisco não é um “derrube este muro!” espécie de papa. (Ronald Reagan, a propósito, citou os Acordos de Helsinque como parte do motivo pelo qual escolheu desafiar Ford nas primárias republicanas de 1976.) Diplomaticamente, Francisco é uma pomba, não um falcão, e Helsinque é considerada talvez o sucesso preeminente produzido durante o período da Guerra Fria.
Ainda não se sabe se os Acordos de Helsinque podem realmente fornecer um modelo hoje. Até mesmo o comunicado de imprensa anunciando o evento de terça-feira foi cauteloso: “As muitas mudanças desde então dificultam iniciativas semelhantes, mas Helsinque continua sendo uma referência e um valor, a começar pelo espírito que animou a conferência, e não é por acaso que hoje as pessoas que buscam paz refere-se a ela.”
Nesse sentido, não é apenas o “espírito do Vaticano II” que define o papado de Francisco. É também o “espírito de Helsinque”, um ponto que certamente estará muito no ar esta semana.
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Papa Francisco e sua equipe diplomática têm Helsinque em mente - Instituto Humanitas Unisinos - IHU