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Francisco e sua rejeição da “guerra vergonhosa”, enquanto espera as condições para ir para Kiev

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28 Março 2022

 

O Papa procura usar seu "soft power" para mediar em nível humanitário e critica tanto os ataques de Moscou quanto as sanções e a política de rearmamento promovida pelos Estados Unidos e seus parceiros europeus. Para muitos críticos, as sentenças diárias e o envio de ajuda não são suficientes e dos meios de comunicação ocidentais uma visita a Kiev é insistentemente exigida.

 

A reportagem é de Hernán Reyes Alcaide, publicada por Télam, 26-03-2022.

 

Embora o Vaticano não descarte uma visita do Papa a Kiev assim que um cessar-fogo for alcançado entre a Ucrânia e a Rússia, Francisco procura usar seu "soft power" para mediar em nível humanitário o que ele descreveu como uma "guerra vergonhosa" e critica tanto os ataques de Moscou quanto as sanções e a política de rearmamento promovidas pelos Estados Unidos e seus parceiros europeus.

 

"O pedido do Papa desde o início foi muito claro: pare esta guerra, que é uma guerra e não uma operação especial, como disse o presidente russo Vladimir Putin", disse o jesuíta Antonio Spadaro, diretor de La Civilta Cattolica, em um diálogo com a Télam. A revista mais antiga da Itália e um órgão paraoficial do Vaticano.

 

“É uma mensagem clara, baseada em um soft power que o Papa tem, com profundas raízes espirituais, que ele usa sabendo seu impacto moral e global”, acrescentou Spadaro.

 

O pedido do Papa desde o início foi muito claro: pare esta guerra, que é uma guerra e não uma operação especial, como disse o presidente russo Vladimir Putin - Antonio Spadaro

 

Desde o início do conflito, o Papa criticou quase diariamente a "loucura" da guerra , denunciou que "correm rios de sangue" na Ucrânia e condenou o "massacre sem sentido" liderado por Moscou, entre suas duras definições.

 

Paralelamente às críticas públicas do Papa ao conflito, o Vaticano implantou uma rede desde o início da agressão russa para conter os refugiados e buscar uma solução humanitária para as vítimas.

 

"O presidente ucraniano Volodymir Zelensky pediu ao Papa uma mediação diplomática em nível humanitário e esta é exatamente a tarefa de Francisco agora", disse Spadaro.

 

Especificamente, além de ajuda e doações, Francisco enviou seus funcionários de caridade, o cardeal polonês Konrad Krajewski, e o desenvolvimento, o cardeal tcheco Michael Czerny, para trabalhar nas fronteiras da Ucrânia junto com a população civil afetada pelo conflito.

 

Comentários e solicitações de viagem

 

Para muitos críticos do Papa, de qualquer forma, as sentenças diárias e o envio de ajuda monetária e humanitária não são suficientes, e os meios de comunicação ocidentais pedem insistentemente uma visita papal a Kiev.

 

"Se as condições estiverem certas, o Papa obviamente irá. Ele adora tocar em feridas abertas, ele fez isso na capital da República Centro-Africana, Bangui, em 2015, quando ainda havia conflito, e ele irá para o Sudão do Sul em Julho", argumentou Spadaro.

 

"Há uma abertura do Vaticano para a possibilidade da viagem, e o convite enviado pelo prefeito de Kiev é um gesto muito importante", argumentou Spadaro.

 

Há uma abertura do Vaticano para a possibilidade da viagem, e o convite enviado pelo prefeito de Kiev é um gesto muito importante - Antonio Spadaro

 

Segundo outras fontes vaticanas consultadas pela Télam, a visita do Papa só poderá se concretizar quando houver um cessar-fogo ou um compromisso de ambas as partes de que a presença do pontífice pode garantir uma solução pacífica.

 

“O Papa não faz passarela: se vai é para que sua presença seja de reconciliação e de serviço”, aprofundou Spadaro.

 

Com críticas diárias à "agressão violenta contra a Ucrânia", ao ataque "desumano" da Rússia e aos apelos para "acabar com a guerra", o Papa evitou, no momento, mencionar Moscou diretamente em seus discursos.

 

“É uma posição que procura deixar um espaço aberto para a mediação ou facilitação do diálogo”, explicam do Vaticano.

 

A cautela em relação à Rússia e o contexto religioso

 

A cautela papal em mencionar explicitamente Moscou também é explicada pela complicada borda religiosa que envolve o conflito, que ocorre em meio a tensões pré-existentes entre as Igrejas Ortodoxas da Ucrânia e da Rússia.

 

Neste quadro, o patriarca ortodoxo russo Kirill, com quem o Papa se reuniu em 2016 na mais importante aproximação entre católicos e ortodoxos em mais de 1.000 anos, aparece como um aliado próximo de Putin, através da sólida aliança eleitoral que, segundo analistas , é parte central das posições anti-gay radicalizadas do presidente russo em busca de agradar os quase 150 milhões de ortodoxos no país.

 

É neste contexto que Spadaro deixa claro que, para avaliar uma possível visita do Papa a Kiev, "teremos também de ter em conta a parte religiosa , num país de maioria ortodoxa, a visita do Papa terá também um elemento ecumênico".

 

A cautela papal em mencionar explicitamente Moscou também é explicada pela complicada borda religiosa que envolve o conflito, que ocorre em meio a tensões pré-existentes entre as Igrejas Ortodoxas da Ucrânia e da Rússia - Antonio Spadaro

 

Francisco e Kirill falaram na semana passada, em plena guerra, em uma conversa que destacou a rejeição papal de qualquer justificativa para o conflito, como Kirill e seu braço direito, o metropolita Hilarion, haviam tentado nos dias anteriores.

 

“Antes, também se falava em nossas Igrejas de guerra santa ou guerra justa. Hoje não podemos falar assim. A consciência cristã da importância da paz se desenvolveu”, levantou Francisco para desativar as justificativas ortodoxas.

 

Para Spadaro, o diálogo entre Francisco e Kirill, além das divergências, serviu para mostrar que existe "uma ponte aberta, porque O conflito também tem uma parte religiosa, então a solução também deve levar em conta essa dimensão”.

 

A rejeição do Papa às sanções

 

Diante das dimensões complexas do conflito e dos possíveis graus de mediação papal, Francisco não poupou palavras ao rejeitar a posição de vários países ocidentais de buscar resolver o conflito com uma nova corrida armamentista e uma bateria de sanções contra a Rússia.

 

Esta semana, afirmou que “outras armas e outras sanções” não são a “verdadeira resposta” à guerra “vergonhosa” e ficou “constrangido” com a proposta dos Estados Unidos e aliados de aumentarem os seus gastos militares.

 

"A verdadeira resposta, portanto, não são outras armas, outras sanções, outras alianças político-militares, mas outra abordagem", disse ele, enquanto um grupo de países liderados pelos Estados Unidos e pela União Europeia prepara novos bloqueios à economia de Moscou e um novo suprimento de armas para Kiev.

 

"Fiquei envergonhado quando li que um grupo de estados concordou em gastar dois por cento de seu PIB para comprar armas, em resposta ao que é agora: loucura", criticou mais tarde.

 

Por outro lado, embora haja confiança por parte do Vaticano na possibilidade de uma mediação eficaz no conflito, o Papa, no entanto, fez transcender sua preocupação com uma escalada na guerra que leve ao uso de armas nucleares.

 

"Livra-nos da guerra, preserva o mundo da ameaça nuclear", pediu à Virgem em um ato público na sexta-feira, depois de repetir essa preocupação em várias conversas reservadas no Vaticano nos últimos dias.

 

Leia mais

 

  • “Vocês estão loucos”: manifesto pacifista do Papa Francisco
  • Papa Francisco critica a Itália: “Gastar em armas é uma loucura”
  • O papa corrige Parolin: “O gasto com armas é escandaloso, terrível”
  • O Papa: o gasto com armas é um escândalo, suja o coração, suja a humanidade
  • O mundo precisa de paz e redução dos gastos militares. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • “É por isso que acho que enviar armas para Kiev se revelará um erro”. Artigo de Carlo Rovelli
  • O misticismo da resistência armada cria ainda mais mortes
  • “Enviar armas é ético apenas quando se pode vencer, caso contrário é um massacre inútil”. Entrevista com Severino Dianich
  • O teólogo Severino Dianich pergunta: “Quem poderia negar a um povo agredido o direito de se defender inclusive com armas?” Aqui estão suas reflexões à luz da doutrina católica
  • Não à guerra, mas as armas devem ser enviadas. Artigo de Vito Mancuso
  • O que vale mais: a vida ou a liberdade? A guerra obriga a escolher. Artigo de Vito Mancuso
  • Paz, Putin e o Ocidente. Minha opinião divergente. Artigo de Donatella Di Cesare
  • Sobre guerra e paz. Artigo de Robson Sávio Reis Souza
  • O mundo precisa de paz e redução dos gastos militares. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Se você quer paz, prepare-se para a paz. Artigo de Vito Mancuso
  • “Ser contra quem quer a guerra não significa almejar uma paz que se assemelhe a uma rendição”

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