Mudança climática aumenta a disseminação de pragas e doenças nas safras

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

14 Dezembro 2021

 

As pragas e doenças das colheitas na China aumentaram significativamente com as mudanças climáticas sendo um dos impulsionadores relevantes.

 

A informação é publicada pelo Potsdam Institute for Climate Impact Research (PIK) e reproduzida por EcoDebate, 13-12-2021. A tradução e a edição são de Henrique Cortez.

 

Com base em um conjunto de dados exclusivo e não publicado, de 1970 a 2016, uma equipe internacional, incluindo o Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático (PIK), comparou registros estatísticos de longo prazo sobre a ocorrência de pragas e doenças na China com potenciais fatores climáticos – como temperatura, precipitação, umidade – bem como fatores de práticas agrícolas, incluindo, por exemplo, aplicação de fertilizantes, irrigação, uso de pesticidas.

Eles descobriram que, desde a década de 1970, a ocorrência de pragas e doenças agrícolas na China aumentou quatro vezes. A mudança climática é responsável por provavelmente cerca de 20 por cento do aumento observado, com grandes variações entre as diferentes províncias chinesas.

Ao olhar mais de perto para os fatores climáticos, especialmente as temperaturas noturnas mais altas podem aumentar a chance de pragas e doenças nas colheitas, de acordo com os cientistas. As emissões de gases de efeito estufa do uso de combustível fóssil aumentariam o aquecimento.

Os cientistas, portanto, projetaram como as futuras mudanças climáticas na China podem influenciar as pragas e doenças das plantações até o final deste século. Eles descobriram que, em um cenário de alta emissão de gases de efeito estufa, a ocorrência de pragas e doenças agrícolas aumentaria ainda mais. Embora as incertezas envolvidas sejam substanciais, os cientistas concluem que a ocorrência, além do aumento que eles encontraram no último meio século, pode potencialmente dobrar.

O cientista e coautor do estudo do PIK, Christoph Müller, afirma: “Nosso estudo mostra que as mudanças climáticas afetam a ocorrência de pragas e doenças nas colheitas, que ameaçam a produção global de alimentos e a segurança alimentar. Isso também desafia os sistemas de proteção de lavouras existentes e a produtividade geral. Essas descobertas devem nos alertar que melhores dados e mais pesquisas são necessárias neste campo para melhor mitigar os impactos das mudanças climáticas na produção de alimentos. ”

 

Referência

 

Wang, C., Wang, X., Jin, Z. et al. Occurrence of crop pests and diseases has largely increased in China since 1970. Nat Food (2021). Disponível aqui.

 

Leia mais