Teóloga espanhola e jesuíta africano 'abrirão' o Sínodo sobre a sinodalidade

Foto: Reprodução | YouTube

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • Os algoritmos ampliam a desigualdade: as redes sociais determinam a polarização política

    LER MAIS
  • “Os discursos dos feminismos ecoterritoriais questionam uma estrutura de poder na qual não se quer tocar”. Entrevista com Yayo Herrero

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

04 Outubro 2021


A primeira fase do Sínodo começa no dia 9 de outubro com a assembleia plenária e os grupos de trabalho, e continuará no domingo com a missa de abertura, presidida pelo Papa. A fase diocesana terá início em 17 de outubro


Hollerich, Grech e representantes de todas as realidades eclesiais dos cinco continentes contribuirão com seus testemunhos na tentativa de colocar a Igreja universal "em modo sinodal"

 


A informação é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 01-10-2021.



Uma espanhola, Cristina Inogés, será a encarregada de 'abrir' os trabalhos do Sínodo sobre a sinodalidade que terá início no próximo sábado, 9 de outubro, no Vaticano. O teólogo e jesuíta  Pe. Paul Béré, sj , de Burkina Faso, fará uma meditação antes do discurso do Papa Francisco, na qual certamente abordará a necessidade de colocar a Igreja Católica " em modo sinodal" .

Depois do Papa, intervirá o Relator Geral do Sínodo, Cardeal Hollerich, dando lugar a uma série de testemunhos de homens e mulheres, leigos, consagrados, religiosos, homens e mulheres, dos cinco continentes, e um discurso de Cardeal Grech, Secretário Geral do Sínodo.


Ao longo do fim de semana, uma série de trabalhos será produzida, primeiro em sessão plenária, e por grupos linguísticos depois, na Nova Sala do Sínodo. No domingo, Francisco presidirá a Eucaristia inaugural na Basílica de São Pedro, antes da abertura do processo em todas as dioceses do mundo, em sua primeira fase, prevista para 17 de outubro.

Representantes do Povo de Deus estarão presentes na primeira sessão do Sínodo, incluindo os delegados das Reuniões Internacionais de Conferências Episcopais e Organizações relacionadas, membros da Cúria Romana, delegados fraternos, delegados de vida consagrada e movimentos eclesiais leigos, o conselho de jovens, etc. O Papa Francisco participará da primeira parte da obra.

 

Leia mais