02 Setembro 2020
Além das pizzas, a Esmolaria do Vaticano organizará uma excursão à praia.
A reportagem é de Lucía López Alonso, publicada por Religión Digital, 01-09-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Como comentou no jornal La Stampa, o cardeal Krajewski acompanhou um grupo de pessoas sem-teto a uma excursão patrocinada pelo papa Francisco. O esmoleiro do Vaticano explicou que este programa tem a intenção de “dar dignidade a essas pessoas que tem a necessidade de fugir durante algumas horas da dura realidade em que vivem”.
Projetada para desfrutar com calma, a viagem será de ônibus para a praia de Passoscuro, onde os participantes podem tomar banho, e receberão toalhas e roupas de banho do Vaticano. Depois, o grupo irá para a pizzaria Cantinaccia de Palidoro, onde farão uma janta de inspiração papal; “As chamo de Pizzas Pontifícias porque é o papa Francisco que as paga”, declarou Krajewski.
Ar livre, gastronomia popular e fraternidade são os ingredientes principais desta experiência que o papa Francisco quer oferecer aos empobrecidos da cidade. “Estas pessoas necessitam desesperadamente se abrir, se expressar, falar e serem escutadas. Sentirem-se livres. Receber olhares carinhosos”, defendeu o esmoleiro. Orgulhoso de fazer possível que aqueles que vivem na rua tenham “a oportunidade de ver o mar e comer uma pizza em um ambiente relaxado”.