21 Mai 2020
A Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) lançou documento em 15 de maio com recomendações para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil, como a alocação de recursos e o uso igualitário das tecnologias em saúde. O documento manifesta ainda o respeito à dignidade humana, considerando como necessárias as reflexões sobre saúde pública e direito à saúde, em contexto anterior à pandemia.
A notícia é publicada por Associação Brasileira Coletiva de Saúde - Abrasco, 19-05-2020.
A SBB, associação civil de âmbito nacional, considera que “o respeito à dignidade humana deve ser o fundamento maior para as tomadas de decisão e condutas em saúde sem qualquer distinção que importe na desvalorização e discriminação de pessoas, comunidades ou grupos socialmente vulneráveis”.
Além da proteção aos mais vulneráveis, o documento trata ainda da imprescindibilidade do SUS; da necessidade do respeito aos direitos dos pacientes e dos profissionais de saúde; do direito ao acesso ao melhor tratamento para todos; e do acesso igualitário dos leitos de UTI, públicos ou privados.
O documento dispõe ainda sobre a ética na indicação e na manutenção do autoconfinamento e sobre o “papel essencial da Bioética enquanto reflexão aplicada junto aos dilemas”.
Acesse aqui o documento na íntegra.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Sociedade Brasileira de Bioética recomenda respeito à dignidade humana para tomadas de decisão - Instituto Humanitas Unisinos - IHU