18 Fevereiro 2020
O número de pessoas em busca de trabalho por dois anos ou mais segue acima da marca de 100 mil no Rio Grande do Sul. No quarto trimestre de 2019, o Estado tinha 104 mil desempregados nessa situação. É como se quase toda a população de um município do porte de Erechim (105 mil) estivesse em busca de novo trabalho por, no mínimo, 24 meses.
A informação é de Leonardo Vieceli, publicada por Zero Hora, 18-02-2020.
O número é o mais elevado para o quarto trimestre desde o começo da série histórica do IBGE, em 2012. Frente ao período de outubro a dezembro de 2018, a alta no grupo foi de 15,6%. Na ocasião, 90 mil pessoas procuravam oportunidades por dois anos ou mais.
O IBGE considera desempregado quem busca trabalho, mas não encontra. Se a pessoa desiste da peregrinação ou passa a exercer funções informais, como os populares bicos, deixa de integrar o grupo de desocupados.
O mercado de trabalho é visto como um dos últimos indicadores a reagir após períodos de crise. Para que essa situação melhore, a economia precisa confirmar retomada vigorosa. Esse movimento ainda não foi registrado.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
RS tem 104 mil pessoas que buscam emprego há pelo menos dois anos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU