04 Setembro 2019
Em agosto, o blog Bondings 2.0 informou sobre Dominic Conover, um ex-aluno da Roncalli High School, em Indianápolis, EUA, que foi ameaçado pelos administradores do seu colégio depois de criticar publicamente a instituição por demitir duas funcionárias lésbicas.
Conover, que é abertamente gay, escreveu um artigo para a revista The Advocate sobre os seus esforços para apoiar a conselheira pedagógica demitida, Shelly Fitzgerald, e as repercussões que ele enfrentou. Conover se formou na Roncalli no início deste ano, mas continuou se manifestando.
Dominic Conover (Foto: New Ways Ministry)
Seu testemunho inspirou um padre, que é assinante do Bondings 2.0, a escrever uma carta a Conover, agradecendo pela sua atitude. O padre enviou a carta ao New Ways Ministry, pedindo que reenviássemos a correspondência para Dominic, o que fizemos.
Ficamos tão impressionados com a carta que pedimos e recebemos a permissão do escritor para publicá-la aqui, para que outros a possam ler. Ele pediu para ser identificado simplesmente como “Um padre da Califórnia”.
O texto dessa carta afirmativa mostra o poder das ideias católicas que inspiram Dominic e milhares de outros jovens católicos a protestar contra as injustiças que veem a sua Igreja infligindo às pessoas LGBTQ e seus apoiadores. Que seus números aumentem!
Agosto de 2019
Sr. Conover,
Li com grande admiração sobre o seu posicionamento em prol da senhora Fitzgerald e da comunidade LGBTQAI+.
Você se encontra na sombra dos profetas, como Dorothy Day, os padres Daniel Berrigan e James Martin, a Ir. Monica David, o arcebispo Raymond Hunthausen e muitos outros católicos que reconheceram a injustiça e se pronunciaram sobre ela, despertando a consciência de uma nação e de uma Igreja que ignoravam os desprovidos de privilégios e os sem voz. De vez em quando, uma voz se levanta acima do barulho da resistência.
Crescer no sistema educacional católico lhe ofereceu as bases da rica tradição de uma Igreja chamada a ser profética. No entanto, nem todos os Profetas são bem-vindos, e a mensagem nem sempre é desejável, porque eles falam a verdade ao poder.
As vozes proféticas mencionadas anteriormente não foram mensageiros bem-vindos de Deus. Alguns foram presos, enquanto outros foram punidos pela Igreja a que serviam, porque falaram a verdade ao poder.
Lembro-me do rei Davi, nas Escrituras hebraicas, um jovem escolhido para substituir o rei Saul. Davi arriscou sua vida para falar a verdade ao rei Saul. Davi arriscou muito pelo seu papel profético. Ele foi perseguido por Saul com ameaças de morte, e o jovem Davi foi relacionalmente abandonado pelo rei.
No entanto, Davi prevaleceu, a justiça de Deus prevaleceu!
Não pretendo adivinhar o seu futuro. Que preço você pagará por se manifestar contra a injustiça. Mas, pelo artigo que li, você tem um coração compassivo e não fica em silêncio quando vê pessoas sendo feridas por outras pessoas ou instituições. Na minha opinião, isso é um testemunho do seu verdadeiro eu interior. Eu o encorajo a permanecer fiel e confiantemente verdadeiro a si mesmo. Confie na sua voz!
A humanidade é falha e imperfeita, incluindo as lideranças da Igreja institucional. Fazemos um bom discurso, mas falhamos em “caminhar nos passos” de um Deus que acolhe a todos, independentemente de como estão vivendo as suas vidas. O nosso Deus é compassivo e bondoso, cuida das feridas das pessoas que sofrem de indiferença, preconceito e julgamentos severos.
Como padre católico romano, eu peço desculpas pelo fato de você ter sido colocado em uma posição insustentável. A decisão que você teve que fazer entre “caminhar” para a sua graduação ou continuar sendo a voz dos sem voz foi injusta e muito além dos limites dos ensinamentos da Igreja sobre a liberdade de consciência.
Você merece um pedido de desculpas dos professores e da administração da Roncalli High School e do arcebispo.
Acho irônico que a sua escola leve o nome de um dos melhores papas do século XX: São João XXIII, um papa que ouviu as necessidades dos sem voz e abriu as portas da Igreja e suas “janelas para o mundo”, independentemente da religião/espiritualidade, da herança cultural, do gênero ou da orientação de gênero. Ele fez muito para levar a Igreja para a frente. Ele desafiou a Igreja a ser uma Igreja que lê o sinal dos tempos e caminha, às vezes hesitantemente, para o futuro.
Você é o futuro da Igreja, uma Igreja peregrina, que deve olhar e seguir em frente sem esquecer de pedir desculpas pelos seus erros do passado.
Se você tiver qualquer dúvida sobre as decisões que tomou ou tomará no seu futuro, tente não duvidar que o nosso Deus o ama incondicionalmente. Deus está orgulhoso de quem você é! Sempre há vozes contrárias trabalhando para silenciar os profetas, mas elas fracassaram e fracassarão, porque o amor-bondade de Deus é para todos.
Você e pessoas como David Hogg [um estudante e ativista estadunidense pelo controle de armas que sobreviveu ao tiroteio na Stoneman Douglas High School no dia 14 de fevereiro de 2018] me lembram que, independentemente dos desafios que a geração de vocês encontrar, vocês se levantarão ao ouvir a trombeta que clama por justiça e misericórdia.
Tenha certeza de que você tem um Deus que o acompanhará enquanto você caminha pela sua história em desdobramento. Que a sua jornada seja rica em crescimento, tornando-se o homem que você deve ser.
Respeitosamente,
Um padre da Califórnia
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Carta a um jovem ativista gay católico - Instituto Humanitas Unisinos - IHU