09 Mai 2019
Um novo estudo descobriu que educar as crianças sobre o clima aumenta as preocupações dos pais sobre as mudanças climáticas.
A informação é publicada por North Carolina State University e reproduzida por EcoDebate, 08-05-2019. A tradução e a edição são de Henrique Cortez.
Para o estudo, os pesquisadores trabalharam com professores de ciências do ensino médio para incorporar um currículo de mudança climática em suas salas de aula. Antes de ensinar o currículo, os pesquisadores tiveram 238 alunos e 292 pais fizeram uma pesquisa para medir seus níveis de preocupação com relação à mudança climática.
Setenta e dois dos estudantes e 93 dos pais estavam em um grupo de controle, ou seja, os alunos não receberam o currículo de mudança climática; 166 alunos e 199 pais estavam em um grupo experimental, ou seja, os alunos receberam o currículo climático. Todos os alunos e pais voltaram a fazer a pesquisa depois que os alunos do grupo experimental completaram o currículo climático.
A pesquisa de clima mediu a preocupação em uma escala de 17 pontos, variando de -8 (não preocupada a todos) a +8 (extremamente preocupada). Em média, os alunos do grupo de controle tiveram um aumento de preocupação de 0,72 pontos na segunda pesquisa, enquanto seus pais aumentaram 1,37 pontos. Enquanto isso, os alunos do grupo experimental tiveram um aumento de 2,78 pontos, enquanto seus pais aumentaram 3,89 pontos.
Em média, o nível de preocupação dos pais conservadores aumentou 4,77 pontos; pais de filhas aumentaram 4,15 pontos; e os pais aumentaram 4,31 pontos. Todos esses grupos-chave deixaram de ser marginalmente insatisfeitos (-2,1 para conservadores, -1,8 para aqueles com filhas e -0,9 para pais, comparado a um ponto médio zero) para moderadamente preocupados (2,5 para conservadores, 2,5 para aqueles com filhas e 3,6 para pais). Esses níveis de preocupação pós-teste foram muito mais altos do que os do grupo controle (conservadores: 0,25; aqueles com filhas: -1,6; pais: -0,8).
Notavelmente, pais liberais e conservadores no grupo de tratamento acabaram com níveis semelhantes de preocupação com a mudança climática ao final do estudo. O intervalo de 4,5 pontos no pré-teste diminuiu para 1,2 depois que as crianças aprenderam sobre a mudança climática.
Referência:
“Children can foster climate change concern among their parents” Danielle Lawson, Kathryn Stevenson, Nils Peterson, Sarah Carrier, Renee Strnad and Erin Seekamp, North Carolina State University Nature Climate Change (2019) in https://www.nature.com/articles/s41558-019-0463-3 DOI: 10.1038/s41558-019-0463-3
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Educação climática para crianças aumenta as preocupações dos pais com as mudanças climáticas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU