22 Abril 2019
A educação de crianças é uma das metas ambiciosas para o desenvolvimento sustentável como uma maneira de aliviar a pobreza e reduzir a vulnerabilidade às mudanças climáticas e desastres naturais.
No entanto, um novo estudo realizado por uma pesquisadora da Universidade de Maryland, publicado na edição de 15 de abril de 2019 da revista Proceedings of National Academy of Sciences, conclui que a exposição ao calor e precipitação extremos em anos pré-natais e da primeira infância em países dos trópicos globais poderia tornar mais difícil para as crianças atingirem o ensino secundário, mesmo para as famílias mais abastadas.
O texto foi elaborado por National Socio-Environmental Synthesis Center (SESYNC), e reproduzido por EcoDebate, 16-04-2019. A tradução e edição são de Henrique Cortez.
A pesquisadora da Universidade de Maryland, Heather Randell, autora principal que realizou o estudo de síntese como bolsista de pós-doutorado no Centro Nacional de Síntese Socioambiental e co-autor Clark Gray, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, descobriu que as condições climáticas afetam a educação adversamente de várias maneiras.
No Sudeste Asiático, que historicamente tem alto calor e umidade, a exposição a temperaturas acima da média durante o pré-natal e a primeira infância tem um efeito prejudicial na escolaridade e está associada a menos anos de frequentar a escola. Na África Ocidental e Central e no Sudeste Asiático, a maior pluviosidade no início da vida está associada a níveis mais elevados de educação. Na América Central e no Caribe, as crianças que experimentaram mais do que as chuvas típicas tiveram a menor educação prevista.
Surpreendentemente, as crianças das famílias mais abastadas não foram protegidas dos efeitos climáticos e sofreram as maiores penalidades quando se sentiram mais quentes e mais secas no início da vida.
No estudo, Randell e Gray investigaram as ligações entre temperaturas extremas e precipitação no início da vida e a realização educacional em 29 países nos trópicos globais. A pesquisa tem implicações para determinar a vulnerabilidade às mudanças climáticas e trajetórias de desenvolvimento.
“Se a mudança climática prejudicar o nível educacional, isso pode ter um efeito composto no subdesenvolvimento que, com o tempo, amplia os impactos diretos da mudança climática”, escrevem os autores. “À medida que os efeitos da mudança climática se intensificam, as crianças nos trópicos enfrentam barreiras adicionais à educação.” Os autores esperavam que as crianças de famílias melhor educadas se saíssem melhor, mas descobriram que as mudanças climáticas poderiam corroer os ganhos de desenvolvimento e educação nos trópicos, mesmo para as famílias mais abastadas, que têm mais a perder à medida que as suas vantagens desaparecem.
Randell explicou que, à medida que as crianças nos trópicos sentem os efeitos intensificadores da mudança climática, elas enfrentam barreiras adicionais à educação e isso é mais uma evidência dos vários impactos sociais da mudança climática. As políticas para proteger as crianças nessas populações expostas, por exemplo, garantir que mulheres grávidas e crianças pequenas possam obter alívio do calor e umidade elevados, ou fornecer variedades de culturas resistentes ao calor ou à seca, podem limitar os impactos da mudança climática a longo prazo, explicou Randell.
“Embora esses resultados possam não estar diretamente relacionados às escolas, eles são fatores importantes no início da vida que afetam a trajetória escolar de uma criança”, disse Randell. “As pessoas raramente pensam em como a educação das crianças está diretamente ligada ao clima. Mas isso é realmente importante, dada a extensão em que as mudanças climáticas estão afetando os eventos climáticos extremos. Precisamos entender melhor quais ganhos em educação são possíveis e como as mudanças climáticas podem atuar como uma barreira para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Temos que levar em conta o clima, planejar e desenhar políticas para criar populações mais resilientes, já que sabemos que os impactos do clima vão piorar na próxima década. ”
O artigo de Randell e Gray da PNAS se baseia em seu estudo anterior publicado em 2016 na Global Environmental Change, que descobriu como a variabilidade climática compete com a escolaridade na Etiópia e poderia reduzir a capacidade de adaptação por gerações.
Climate change and educational attainment in the global tropics
Heather Randell and Clark Gray
PNAS first published April 15, 2019
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As mudanças climáticas poderiam prejudicar a educação e o desenvolvimento das crianças nos trópicos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU