• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Uma ajuda para esclarecer. Mídia e abuso

Mais Lidos

  • Santander financia grupo ligado a desmatamento no Brasil

    LER MAIS
  • Gaza, novos ataques israelenses: mais de 100 mortos durante a noite. Human Rights Watch: “É extermínio”

    LER MAIS
  • Acolher o novo mandamento de Jesus. Comentário de Ana Casarotti

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

10 Agosto 2018

Quase todos os dias na mídia em diferentes partes do mundo há pelo menos uma notícia sobre a Igreja. Mas, em geral, não se trata de informações sobre as muitas intervenções de ajuda e assistência, apoio à justiça, frequentemente levadas a cabo em contraste flagrante com as ações das instituições estatais e muitas vezes também daquelas internacionais, mas sim de denúncias de abusos sexuais, mais ou menos recentes, escandalosamente acobertadas pelo silêncio e pela cumplicidade. E o fato que hoje a mídia tenha se tornado tão invasiva e disseminada, especialmente nos meios informatizados, faz com que uma entrevista com uma vítima amplamente difundida tenha o poder de causar desconforto e indignação muito mais forte do que um artigo de denúncia.

O artigo é de Lucetta Scaraffia, historiadora, membro do Comitê Italiano de Bioética e professora da Universidade de Roma “La Sapienza”, publicado por L’Osservatore Romano, 09/10-08-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.

Nos últimos anos, e com um crescimento contínuo, a Igreja, como instituição, tem sido atingida por essa onda midiática, que parece implacável e impiedosa, mesmo porque se origina da decepção de descobrir buracos negros de um organismo que, aos olhos do mundo, parece, ao contrário, como uma importante agência moral. Nas sociedades em que a revolução sexual já está afirmada há décadas e onde a secularização é um fenômeno já estabelecido há tempo, o que causa mais indignação não é tanto a infração sexual ou a fraqueza humana, demonstrada pela incapacidade de manter um compromisso assumido, mas a trama de poder que permeia esses episódios e também explica o silêncio que os encobriu e, de fato, protegeu.

No geral, no entanto, não se deve considerar essa onda midiática como um ataque malévolo contra a instituição, como uma vontade agressiva de quem busca o escândalo a qualquer custo: o escândalo realmente existe, está lá, e não consiste tanto na transgressão sexual, quanto no abuso de poder, e, depois, no silêncio e na falta de sanções contra os responsáveis, silêncio e impunidade que humilham as vítimas. Os meios de comunicação, com suas investigações e entrevistas, obrigam aqueles que queriam encobrir e esquecer a fazer justiça, e recordam que as vítimas têm uma dignidade a ser respeitada e protegida.

Quase sempre, como agora também acontece com os abusos de religiosas, quem fala são vítimas que tentaram obter justiça, mas geralmente sem sucesso, dentro da instituição a que pertencem, a Igreja. Pensando que elas também, as vítimas, fazem parte da Igreja, assim como os responsáveis pelos abusos que muitas vezes foram encobertos com o silêncio, e em nome da instituição a ser protegida. Mas, dessa forma, que instituição quis se proteger?

Sabemos que as denúncias não sempre são fundadas, que as relações humanas são muito complexas e pode não ser tão fácil defini-las com base nas dinâmicas que acontecem entre vítimas e agressores, especialmente quando se trata de adultos e não de menores. Mas a clareza é necessária para todos, inclusive para defender contra suspeitas infundadas, e de olhares acusadores, quem for injustamente acusado.

Assim, a mídia está, paradoxalmente, ajudando a Igreja a esclarecer, a enfrentar problemas complexos e dolorosos que vinham se arrastando, se não mesmo sendo acobertados. E é legítimo esperar que uma análoga disposição por informação séria seja estendida também para as contribuições positivas de uma instituição milenar, que tem sim necessidade de ser sacudida, mas que se fundamenta sobre uma boa notícia a não ser jamais esquecida.

Leia mais

  • A transparência é uma cura geral? A crise dos abusos e os riscos da revolução eclesial. Artigo de Massimo Faggioli
  • Reflexões sobre a crise de abusos: não se trata apenas de McCarrick. Depoimento de uma jornalista
  • Religiosas americanas respondem ao relatório da Associated Press sobre o abuso sexual de freiras
  • Um olhar histórico sobre os abusos sexuais: o fim do silêncio. Artigo de Lucetta Scaraffia
  • A crise dos abusos sexuais à luz da eclesiologia e da reforma da Igreja. Artigo de Massimo Faggioli
  • "O silêncio protege o pedófilo"
  • Pedofilia – “Reconheçam potenciais problemas e comecem a mudança agora!” sugere expert jesuíta às Igrejas que ainda não foram julgadas pela mídia
  • Abusos sexuais. A dor das vítimas “mortas” duas vezes
  • Quando a não transparência cria problemas para a Igreja: o caso chileno
  • Transparência, honestidade e clareza. Marie Collins responde às declarações do Cardeal Müller sobre comissão antiabuso
  • Depois do escândalo de McCarrick, os seminários católicos protegerão melhor seus jovens
  • Chile. Promotor garante "julgamento histórico" sobre abuso sexual clerical
  • Chile. "O que vivemos como Igreja foi muito doloroso". Entrevista com Fernando Barros, secretário-geral dos bispos
  • Abusos sexuais na Igreja. Pelo menos más notícias são notícias boas
  • Abusos no Chile: Papa Francisco já foi muito além da ponta do iceberg
  • Spotlight. Para chorar e se indignar
  • Cardeal Müller sobre os acobertamentos em Spotlight: a maioria dos padres foram “amargamente injustiçados” por generalizações de abuso
  • Spotlight, a fé e a Igreja Católica
  • Filme 'Spotlight' expõe entranhas da religião e da imprensa
  • Jornalistas apuram abusos da Igreja Católica em 'Spotlight'
  • "Spotlight" exibe bastidor de jornal que revelou como igreja escondia pedofilia

Notícias relacionadas

  • “Pacem in Terris”. Os 56 anos de uma encíclica e a dimensão social do Evangelho. Entrevista especial com Frei Carlos Josaphat

    LER MAIS
  • Igreja e internet: uma relação de amor e ódio. Entrevista especial com Moisés Sbardelotto

    Embora a Igreja tenha mantido uma relação de amor e ódio com os meios de comunicação e, em especial, com as mídias digitais,[...]

    LER MAIS
  • Indústria da doença, lucro vertiginoso

    "O setor privado financia a grande mídia, que aceita o jogo imoral por ele praticado. Ao assistirmos aos principais telejornais, [...]

    LER MAIS
  • George Pell: polícia considera a possibilidade de responsabilizar o cardeal em casos de pedofilia

    A polícia do estado australiano de Victoria está considerando a possibilidade de responsabilizar a mais alta autoridade católic[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados