08 Novembro 2017
“O protagonista da história é o mendicante. A história se faz, assim, com os mais pobres, e estes são os protagonistas da história, da salvação.” O Papa Francisco afirmou isso no terceiro episódio do programa Padre Nostro, apresentado pelo Pe. Marco Pozza, que vai ao ar no canal Tv2000 nesta quarta-feira, 8 de novembro, às 21h05 (hora de Roma).
A reportagem é do Servizio Informazione Religiosa (SIR), 07-11-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Francisco dialoga com o jovem capelão da prisão de Pádua, Pe. Marco Pozza, na introdução de cada episódio. O programa, nascido da colaboração entre a Secretaria para a Comunicação da Santa Sé e o Tv2000, está estruturado em nove episódios, todas as quartas-feiras, durante as quais o Pe. Marco também se encontra com famosos personagens seculares do mundo da cultura e do entretenimento.
No terceiro episódio, a protagonista é a atriz Maria Grazia Cucinotta, que enfatiza: “Cada um tem o seu Deus. Eu, que já circulei tanto pelo mundo, indo para a América, onde existem três mil religiões, ou à Índia, ou na última viagem à China, sempre vi que, nesses templos, Deus é um, representado com mil faces”.
A partir do encontro, das palavras e das respostas do papa ao Pe. Pozza, nasceu também o livro Padre Nostro di Papa Francesco, pela editora Rizzoli e pela Livraria Editora Vaticana, que será publicado na Itália no dia 23 de novembro.
“Jesus está com eles e com todos”, acrescenta o papa, “mas, quando convida para a festa daquele filho que devia se casar, ele diz: ‘Que venham todos, bons e maus, todos’. A sua preferência é pelos pobres. O protagonista da história é o mendigo, mas não só o mendigo material, mas também nós, mendicantes espirituais: ‘Venha o vosso reino porque, sem reino, não podemos fazer nada’. Dizer ‘venha o vosso reino’ é mendigar.”