Timor-Leste: Padre jesuíta português condecorado pelo governo

Bandeira Timor-Leste. | Foto: Wikipédia.

Mais Lidos

  • “Permitir a instalação de um empreendimento com essa magnitude de demanda sem uma avaliação climática rigorosa significa aprofundar a vulnerabilidade territorial já existente”, afirma a advogada popular

    Data centers no RS e as consequências de sua implementação. Entrevista especial com Marina Dermmam

    LER MAIS
  • A ideologia da Palantir explicada por Varoufakis

    LER MAIS
  • Inteligência Artificial e o empobrecimento da Igreja como centro de dados. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

23 Mai 2017

Distinção quis destacar contributo para a independência do povo timorense

A reportagem é publicada por Agência Ecclesia, 20-05-2017.

O padre Jaime Coelho, um sacerdote jesuíta português, foi condecorado com a Ordem de Timor-Leste, uma das mais importantes distinções timorenses, pelo seu empenho pela causa da independência daquele país lusófono.


Padre Jaime Coelho sendo condecorado. (Foto: Agência Ecclesia)

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o padre Jaime Coelho, há 50 anos a residir no Japão, foi agraciado por decisão do presidente cessante Taur Matan Ruak, entretanto substituído no cargo por Francisco Guterres Lu-Olo.

A Companhia de Jesus recorda que o sacerdote de 80 anos "esteve envolvido na causa timorense, sendo um importante ativista na defesa da liberdade do povo timorense".

"Em 1992 integrou o grupo de ativistas que viajou no barco Lusitânia Expresso", uma iniciativa de paz promovida em resposta ao chamado massacre de Santa Cruz, um ano antes em Dili, em que tropas indonésias dispararam sobre milhares de timorenses no cemitério de Santa Cruz.

A condecoração agora entregue, no Palácio Presidencial de Timor-Leste, foi recebida pelo padre José Alves Martins, "um jesuíta português que vive em Timor há vários anos e que teve um papel ativo no acompanhamento do povo timorense na luta pela independência".

Missionário no Japão desde 1960, o padre Jaime Coelho é responsável pela publicação do primeiro dicionário de Japonês-Português, e prepara agora a edição de um dicionário Português-Japonês.

Leia mais