Bispos da América Latina terão curso para tratar da pedofilia

Foto: 55Laney69 | Flickr

Mais Lidos

  • “Não podemos fazer nada”: IA permite colar em provas universitárias com uma facilidade sem precedente

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

01 Fevereiro 2017

Os bispos da América Latina terão um curso antipedofilia. O curso acontecerá em Bogotá, Colômbia, entre os dias 03 e 05 de fevereiro.

A reportagem é publicada por Tierras de América, 29-01-2017. A tradução é de André Langer.

A tolerância zero contra os abusos no âmbito eclesial, entendendo como tais aqueles que se consumam dentro de igrejas, capelas, institutos religiosos e escolas católicas, foi adotada – embora com graus diversos de severidade e de acordo com as regiões geográficas – por todos os episcopados da América Latina.

Os casos de abusos cujos autores são sacerdotes diminuíram drasticamente em relação com o passado, inclusive recente. Mas não desapareceram, como demonstram casos recentes registrados na Argentina, Chile, El Salvador, Paraguai e México.

Essa é uma das razões pelas quais o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) decidiu trabalhar sobre o “protocolo” a ser seguido no caso de denúncias de comportamentos sexualmente vexatórios contra menores que envolvem o clero.

O curso acontecerá em Bogotá, onde se encontra a sede central do CELAM, de 03 a 05 de fevereiro, antes do início dos trabalhos da Assembleia Plenária do episcopado já planejados. Nos três dias de aulas – diz o sítio do organismo eclesial continental – será abordado o tema de como lidar com os casos de abusos sexuais de menores.

O curso estará a cargo do padre Jordi Bertomeu, da Congregação para a Doutrina da Fé, enviado por Roma “para instruir aos bispos latino-americanos sobre a tarefa da Igreja na proteção dos menores”.

Leia mais