22 Março 2018
A Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre - PED-RMPA é uma investigação realizada pela Fundação de Economia e Estatística - FEE, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social - FGTAS, Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - SEADE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE e com apoio financeiro do Ministério do Trabalho - MTb. A PED-RMPA constitui em subsídio estratégico para o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas de trabalho, emprego e renda.
De acordo com as informações da PED-RMPA, no ano de 2017 os efeitos da crise ainda se fizeram sentir sobre o mercado de trabalho, a despeito da lenta recuperação observada nos demais indicadores de atividade econômica. O nível ocupacional continuou se reduzindo, ainda que em ritmo menor do que observado no ano anterior, a taxa de desemprego total apresentou nova elevação e o rendimento médio real dos ocupados e assalariados manteve a trajetória de redução observada nos dois anos anteriores.
Em 2017, as mulheres constituíram a maior parcela dos desempregados na RMPA e no Vale do Rio dos Sinos, apesar de sua restrita participação na força de trabalho. Esse cenário contribuiu para reforçar os fenômenos estruturais que em geral manifestam a participação desigual das mulheres no mercado de trabalho, como a prevalência de ocupações de menor qualidade e formalização, e a remuneração inferior comparativamente à dos homens.
A publicação apresentada foi feita especialmente para a região do Vale do Rio dos Sinos e, lamentavelmente, vem anunciada como uma primeira e última nota. Isso porque duas das suas promotoras estão encerrando suas participações nesta produção: a FEE, que deixa de existir e o DIEESE, que redimensiona suas produções neste tempo de reestruturação da legislação trabalhista.
Assim, esta publicação se constitui em anúncio de dados e indicadores reveladores da realidade das mulheres em suas relações com o mundo do trabalho e, ao mesmo tempo, em denúncia de um conjunto de situações que revelam violações de direitos, das mulheres e de toda a sociedade, que deixa de contar com um trabalho importante e estratégico na construção das políticas de trabalho e de desenvolvimento, possibilitado pela PED.
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, convida a todos e todas para a leitura destas análises explicitadas em dados, que anunciam realidades cada vez mais limitadoras para a construção de uma sociedade justa e igualitária, que exigem conhecimentos e experiências que façam a diferença.
Acesse aqui a pesquisa.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
As condições do mercado de trabalho para as mulheres do Vale do Sinos no ano de 2017 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU