Perfil do episcopado brasileiro – parte 1

Levantamento analisa a origem dos 1228 bispos que atuam no Brasil

Imagem: Cathopic

Por: Pesquisa: Fernando Altemeyer Junior | Edição: João Vitor Santos | 18 Outubro 2023

Fernando Altemeyer Junior, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, tem produzido uma série de dados a partir de suas análises acerca do episcopado brasileiro. Neste levantamento atualizado recentemente, compartilhado por ele com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, Altemeyer se deteve na origem de cada um dos bispos, tanto vivos quanto falecidos. Os dados levam em conta o local de nascimento, ou seja, dos 1.228 bispos católicos atuando no Brasil de 25-02-1551 a 27-09-2023.

De imediato, chama atenção ainda a redução de bispos estrangeiros em atuação no país. Ainda assim, há grande presença de italiano e espanhóis. Entre os bispos estrangeiros falecidos, a maioria são portugueses, seguidos novamente pelos italianos. Já entre os brasileiros, a maioria dos bispos em atuação é natural do estado de São Paulo, seguido por Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Segundo Altemeyer, o episcopado católico brasileiro é constituído de 1.228 religiosos. Destes, um abade-bispo, 24 cardeais-arcebispos, 222 arcebispos, 863 bispos, 92 prelados, três prefeitos, 11 administradores apostólicos, 2 exarcas e 10 eparcas.

São 475 bispos vivos ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e mais quatro não mais pertencentes à CNBB, somado 479 bispos vivos e 749 bispos falecidos, um total de 1.228 nomeados que atuam ou atuaram no episcopado brasileiro. O levantamento ainda traz outras curiosidades: há cinco bispos vivos nascidos no Brasil e que atuam em outros países e outras conferências episcopais. Um bispo missionário em Guiné-Bissau, dom Zilli, faleceu em 31-02-2021. Do total de 1.228 bispos temos 680 bispos do clero diocesano e 548 oriundos do clero religioso.

Confira os detalhes da pesquisa.

Bispos brasileiros por estado de origem

bispos do Brasil por estados
Infogram

Lista de bispos brasileiros por estado de origem