Santa Maria Madalena: é festa! Artigo de Anita Prati

Santa Maria Madalena: oração de purificação à padroeira dos arrependidos. (Foto: Sailko | Wikimedia Commons)

26 Julho 2023

"A imagem de Maria Madalena como prostituta, reformada e fiel em seu amor a Jesus, mas privada das prerrogativas apostólicas atestadas pelas Escrituras, tem sido fundamental para a exclusão das mulheres das funções ministeriais", escreve Anita Prati, professora de Letras no Instituto Estatal de Educação Superior Francesco Gonzaga” em Castiglione delle Stiviere, na Itália, em artigo publicado por Settimana News, 22-07-2023.

Eis o artigo.

Por três anos, de junho de 2009 até alguns meses antes de sua morte, o cardeal Carlo Maria Martini mantinha uma coluna mensal nas páginas do Corriere della Sera, na qual respondia a algumas cartas que lhe eram enviadas por leitores do jornal. Em 30 de janeiro de 2011, a biblista e teóloga Maria Luisa Rigato escreveu a ele o seguinte:

Caro Cardeal, falemos de "Tradição viva". Na Exortação Apostólica pós-sinodal Verbum Domini, de 30 de setembro de 2010, a expressão "viva Tradizione" aparece com muita frequência. Até agora, que eu saiba, nenhuma das Associações teológicas jamais abordou seriamente o assunto em uma conferência. Aqui eu faço duas perguntas limitadas a tantos exemplos, que, na minha opinião, destacam as consequências da má exegese e da má hermenêutica. 1) O ensinamento do desprezo pelos judeus, também expresso em nossa Liturgia, foi finalmente repudiado pelo Concílio Vaticano II, "Tradição viva"? 2) É "Tradição viva" - aliás irreformável como afirmam alguns teólogos - o que é na verdade um delírio de superioridade em relação às mulheres, para justificar sua exclusão do ministério ordenado? Penso sempre no Lógion de Jesus, que na polémica intra-judaica responde aos seus interlocutores: "Renegando o mandamento de Deus, observais a tradição dos homens... anulando assim a palavra de Deus com a tradição que transmitistes" (Mc 7,8.13).

Às perguntas pontuais de Maria Luisa Rigato, Martini prontamente respondeu:

Espero com vocês que o significado de "Tradição viva" seja esclarecido de forma séria e metódica. Certamente nenhuma forma de desprezo pode ser considerada como "tradição" nem, menos ainda, como "evangélica". O versículo de Marcos que você citou é o fundamento. Nos Evangelhos, a imagem da mulher surge como preferida em comparação com muitas das figuras masculinas. O dado mais contundente neste sentido é a apresentação do Ressuscitado a uma mulher como primeira e absoluta testemunha. É uma mulher que evangeliza evangelizadores. Neste sentido, a Igreja ainda tem muito a descobrir.

Quem é Maria Madalena?

Quem é a mulher que, numa poderosa síntese, Martini definiu "evangelizador dos evangelizadores"? A questão está longe de ser óbvia e trivial: questionar a identidade de Maria Madalena e refletir sobre as formas e modos de receber a sua figura significa entrar com um olhar lúcido nas dobras nem sempre transparentes das tradições que, ao longo dos séculos, informaram e substanciaram o que a Igreja chama de Tradição.

Procure uma resposta para a pergunta “Quem é Maria Madalena?” nos leva a lidar não apenas com os textos que entraram no cânon, mas também com aqueles que foram excluídos do cânon, ou seja, com textos que permitem vislumbrar a pluralidade de vozes, posições e sensibilidades que animaram o debate aberto nos primeiros séculos da Igreja sobre o papel que as mulheres tinham e podiam desempenhar nas comunidades.

Por outro lado, os próprios textos canônicos, quando tocam na figura de Madalena, não nos oferecem uma perspectiva unânime e harmoniosa, mas deixam emergir uma significativa dimensão polifônica, demonstrando que os caminhos de transmissão doutrinária são, se não infinitos, certamente não unívocos.

De acordo com João

O Evangelho de João, no capítulo 20, faz de Maria Madalena a protagonista principal do dia da ressurreição: No primeiro dia da semana, Maria de Magdala foi ao sepulcro pela manhã, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra havia sido removida do sepulcro. Então ela correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo que Jesus amava, e disse-lhes: “Tiraram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o colocaram”.

Pedro e João correm ao sepulcro, entram, veem o sepulcro vazio, os panos e o sudário, e voltam de novo para casa, porque ainda não tinham entendido a Escritura, isto é, que ele devia ressuscitar dos mortos.

Maria, ao contrário, não vai embora, fica fora do sepulcro, em prantos. E é aqui, com esta mulher que fica mesmo quando todos se vão, que fica mesmo quando já não há motivos para ficar, que se abre o diálogo que muda a história:

Ele se virou e viu Jesus parado ali; mas ela não sabia que era Jesus, Jesus lhe disse: "Mulher, por que choras? Quem é que voce esta procurando?". Ela, pensando que ele era o guardião do jardim, disse-lhe: "Senhor, se você o levou embora, diga-me onde o colocou e eu irei buscá-lo. Jesus disse-lhe: "Maria!". Ela então, voltando-se para ele, disse-lhe em hebraico: "Raboni!", que significa: Mestre! Jesus disse-lhe: Não me detenhas, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria de Magdala foi imediatamente anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor" e também o que ele havia dito a ela.

De acordo com Mateus

Também no Evangelho de Mateus, como no de João, é a uma subjetividade feminina que Jesus dá o primeiro mandato de anunciar a ressurreição. Mas, enquanto em João Maria Madalena assume um papel de preeminência absoluta para o estabelecimento da comunidade de fé, porque é a ela primeiro que Jesus se revela e é ela quem traz o primeiro anúncio aos outros discípulos, em Mateus Madalena é apresentada não sozinha, mas juntamente com a outra Maria, mãe de Tiago. O anjo aparece-lhes, convidando-as a não terem medo: Não tenham medo! Eu sei que você está procurando por Jesus, o crucificado. Não está aqui. De fato, ele ressuscitou como disse; venha, olhe para o lugar onde ele foi colocado. Ide depressa e dizei aos seus discípulos: "Ele ressuscitou dos mortos, e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; lá você o verá" .

E enquanto, com medo e grande alegria, as duas mulheres correm apressadamente para os discípulos, o próprio Jesus vem ao seu encontro: "E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: 'Paz!'. E eles vieram e abraçaram seus pés e o adoraram. Então Jesus lhes disse: 'Não tenham medo; ide dizer aos meus irmãos que se dirijam à Galiléia: lá me verão'".

Segundo Lucas e segundo Marcos

Comparado a João e Mateus, Lucas redimensiona decisivamente a figura de Maria Madalena, colocando-a no grupo das mulheres que, tendo ido ao sepulcro de madrugada, recebem o anúncio da ressurreição de dois homens em trajes deslumbrantes.

Depois de recordar o nome de Madalena junto com o de Joana e Maria, mãe de Tiago, Lucas diz que são elas e também os outros que estavam com elas que contam essas coisas aos apóstolos. Mas a fidedignidade da palavra feminina é efêmera, como aponta sucintamente o evangelista: Aquelas palavras lhes pareceram um delírio e não acreditaram nelas. Serão os discípulos de Emaús e a aparição de Jesus aos discípulos reunidos em Jerusalém para que as palavras das mulheres sejam finalmente aceitas como a verdade da fé.

Também no Evangelho de Marcos, como no de João, Maria Madalena é a primeira a quem Jesus aparece ressuscitado e a primeira a levar o anúncio aos discípulos. Mas, como Lucas, também Marcos sublinha apressadamente que o testemunho de Madalena é considerado totalmente desprovido de credibilidade: afinal, ela é apenas uma mulher, o que se pode esperar?

"Ressuscitado pela manhã, no primeiro dia depois do sábado, Jesus apareceu pela primeira vez a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios. Ela foi anunciá-lo aos que estavam com ele e estavam de luto e chorando. Mas quando ouviram que ele estava vivo e que ela o tinha visto, não acreditaram".

De acordo com Paulo

Corinto era uma cidade portuária populosa e movimentada. Localizada no istmo que separa a Grécia continental do Peloponeso e o mar Jônico do mar Egeu, tinha dois portos, um com vista para o golfo homônimo e outro no golfo Sarônico.

Na Grécia antiga uma certa fama foi esculpida pela presença numerosa de prostitutas, tanto que o adjetivo "coríntia" poderia ser usado como sinônimo de prostituta ou para descrever uma mulher sem escrúpulos e de moral livre. Do nome da cidade também derivou o verbo korinthiazein, "viver à moda coríntia", ou seja, sendo prostituta ou cafetão.

Em Corinto, Paulo viveu da primavera de 50 até o final do verão de 51; tendo deixado a cidade, manteve contato com a comunidade recém-criada por meio de troca de cartas. Na Primeira Carta aos Coríntios, cerca de vinte anos após a morte de Jesus, Paulo responde às objeções levantadas por alguns cristãos da comunidade sobre a ressurreição dos mortos.

Corinto, cidade à beira-mar, aberta ao comércio, ao comércio e às mais díspares influências culturais, permaneceu basicamente uma cidade grega e, para os gregos, a ressurreição da carne soava como uma fantasia grosseira. Por isso, para Paulo era importante, aliás decisivo, atestar de forma credível, como verdade indiscutível de fé, a morte e ressurreição de Jesus: Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, também a vossa fé.

Ora, se levarmos em conta que a palavra "mulher", em Corinto, evocava imagens equívocas; que as mulheres, tanto no mundo grego quanto no mundo judaico, eram consideradas tão pouco confiáveis ​​que não podiam ser chamadas, exceto em casos excepcionais, para testemunhar no tribunal; que a afirmação peremptória de Péricles, segundo a qual a melhor mulher é aquela de quem, bem ou mal, nunca se fala, pesava uma tonelada sobre as mulheres gregas, bem se compreende como a cena da ressurreição, tão repleta de presenças femininas nos Evangelhos, na carta de Paulo aos Coríntios só pode se desenrolar sob o signo de uma exclusividade exclusivamente masculina:

De fato, antes de tudo, transmiti a vocês o que também recebi, ou seja, que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Cefas e depois aos Doze.
Mais tarde, ele apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, a maioria dos quais ainda está viva, enquanto alguns já morreram. Ele também apareceu a Tiago e depois a todos os apóstolos. Por fim, também me pareceu um aborto.

Paulo cobre Madalena, e com ela todas as outras, com o manto da invisibilidade: na cadeia nominal de testemunhas de Cristo Ressuscitado, o nome de cada mulher é apagado e, em tal silêncio, a dimensão apostólica de Madalena e a força do seu testemunho estão inexoravelmente destinadas a eclipsar e desaparecer.

De acordo com Gregório Magno

No entanto, o desaparecimento da dimensão apostólica e testemunhal de Maria Madalena não levou ao desaparecimento do "personagem" de Madalena, que se encontra, de fato, de forma absoluta, entre os santos e santas mais representados na história da arte ocidental.

Enquanto, na tradição ortodoxa, o culto a Madalena se desenvolveu vinculando-se à figura das miróforas, as mulheres portadoras de aromas, às quais é dedicada uma liturgia especial no terceiro domingo de Páscoa, a Igreja latina sobrepôs e coagulou em Maria Madalena várias imagens femininas, extraídas dos textos evangélicos e das hagiografias.

A este propósito, foram decisivas as palavras do Papa Gregório Magno. Embora nenhuma evidência escriturística nos permita conectar a possessão de espíritos malignos com pecados relacionados à esfera da sexualidade, no final do século VI o Papa Gregório argumentou que Maria Madalena, de quem saíram sete demônios (Lc 8,1-2), deve ser referida tanto à passagem de Lucas em que uma prostituta anônima, na casa do fariseu Simão, se enrolou aos pés de Jesus, os banhou com suas lágrimas, enxugou-os com seus cabelos e os aspergiu com óleo perfumado (Lc 7: 36-38), e a passagem do Evangelho de Marcos em que em Betânia uma mulher, não indicada pelo nome, mas tradicionalmente identificada com a irmã de Marta e Lázaro, dois dias antes da Páscoa realizou um gesto análogo ao do pecador, (Mc 14,1-9).

A autoridade do Papa Gregório deu valor doutrinal a esta identificação que, retomada e difundida por numerosos autores através dos escritos teológicos e pastorais e reforçada pela força simbólica dos gestos litúrgicos e das representações pictóricas e escultóricas, levou à cristalização da imagem de Madalena como pecadora arrependida. Tudo em detrimento de seu papel de evangelizadora, como bem demonstrou a escritora e artista sul-africana Dina Cormick em minuciosa obra dedicada à representação visual de Maria Madalena ao longo dos séculos.

Entre o pecado e o arrependimento

A iconografia tradicional de Madalena como prostituta arrependida e redimida dá-nos alguns elementos imediatamente reconhecíveis: a jarra com o unguento perfumado, a cor vermelha das roupas e, sobretudo, os longos cabelos soltos.

A vasilha de unguento refere-se tanto à mirófora quanto à pecadora que derrama perfume nos pés de Jesus e à mulher que derrama nardo sobre a cabeça; o vermelho é a cor típica das roupas das prostitutas mas, ao mesmo tempo, é a cor símbolo por excelência do amor; no que diz respeito aos cabelos soltos sobre os ombros, é interessante observar como ao longo do tempo a figura de Maria Egiziaca, a prostituta que, depois da sua conversão, se retirou para o deserto para viver na pobreza absoluta, coberta apenas com os seus cabelos muito compridos, foi se sobrepondo à pecadora que "amava muito".

A imagem de Maria Madalena como prostituta, reformada e fiel em seu amor a Jesus, mas privada das prerrogativas apostólicas atestadas pelas Escrituras, tem sido fundamental para a exclusão das mulheres das funções ministeriais.

Replicado em infinitas variações, o tema da mulher pecadora que só consegue domar sua sedutora sexualidade através do íngreme caminho da ascese penitencial confirmou inúmeras vezes ao olhar masculino o conceito de pecaminosidade e perigo da mulher, ianua diaboli.

Ao mesmo tempo, porém, esta mulher que encontra em Cristo uma chance de redenção e vida nova, seja qual for o seu passado, soube entrar em profunda ressonância com a sensibilidade feminina, sempre obrigada a lidar com os extremos do modelo idealizado e inatingível - como ainda canta uma canção corrente em nossas liturgias - representado pela Mãe de Cristo, e com o modelo totalmente negativo encarnado pela mãe de todos os viventes, a sedutora e tentadora Eva.

O sucesso da representação de Maria Madalena como pecadora arrependida se deve também ao fato de ela se tornar o paradigma de um feminino que, superando a dicotomia Eva-Maria, consegue guardar em si as duas polaridades do pecado e da santidade.

Evangelizadora dos evangelizadores

Mas a Madalena dos Evangelhos nunca se perdeu completamente. Um esplêndido códice iluminado chega até nós da Inglaterra no século XII, o Saltério de Saint Alban, no qual há uma representação da evangelizadora Maria Madalena anunciando a ressurreição aos apóstolos. O Saltério foi encomendado pela abadessa e mística Cristina de Markyate.

Cristina, que havia escolhido Cristo e a vida monástica lutando com tenacidade e coragem contra as imposições e os preconceitos familiares, encontrou em Madalena, testemunha e arauto do Ressuscitado, a possibilidade de reler e dar autoridade evangélica também às próprias opções de vida e vocação.

Será outra mulher, Luísa de Saboia, mãe do rei francês Francisco I e da famosa estudiosa Margarida de Angoulême, quem encarregou o teólogo e humanista francês Jacques Lefèvre d'Étaples de realizar um importante trabalho de pesquisa filológica sobre Santa Maria Madalena.

Em 1517, o humanista publicou o ensaio De Maria Magdalena et triduo Christi Discceptatio, no qual refutou Gregório Magno e sua associação errônea da figura de Maria Madalena com a da prostituta. A faculdade teológica parisiense considerou perigosas as declarações de Lefèvre d'Étaples, que só conseguiu se salvar da condenação por heresia graças à intervenção pessoal de Francisco I.

Passarão mais quatro séculos até que comece a redenção definitiva para a evangelizadora Madalena: somente em 1969, após a reforma litúrgica do calendário romano desejada pelo Concílio Vaticano II, Paulo VI rejeitou oficialmente a identificação de Maria Madalena com a pecadora e com Maria de Betânia.

Da memória à festa

Um novo passo foi dado em 2016 quando, por meio de um Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, o Papa Francisco elevou a memória de Santa Maria Madalena à categoria de festa, justamente para sublinhar seu papel singular como primeira testemunha do Ressuscitado e evangelizadora.

O texto do novo prefácio é significativo, destacando a ação de Maria Madalena “apóstola dos apóstolos”:

É verdadeiramente certo e justo, nosso dever e fonte de salvação, proclamar sempre a tua glória, Pai, maravilhoso em misericórdia não menos que em poder, por Cristo nosso Senhor. No jardim manifestou-se abertamente a Maria Madalena, que o tinha seguido com amor na sua vida terrena, o viu morrer na cruz e, depois de o ter procurado no sepulcro, foi a primeira a adorá-lo ressuscitado dos mortos; deu-lhe a honra de ser apóstola dos próprios apóstolos, para que a boa nova da vida nova chegasse aos confins da terra.

Um artigo assinado por D. Arthur Roche, secretário do Dicastério, depois de comentar o conteúdo do decreto, conclui assim: "Ela é testemunha de Cristo Ressuscitado e proclama a mensagem da ressurreição do Senhor, como os outros Apóstolos. Portanto, é justo que a celebração litúrgica desta mulher tenha o mesmo grau de festividade dado à celebração dos apóstolos no Calendário Geral Romano e que se destaque a especial missão desta mulher, que é exemplo e modelo para todas as mulheres na Igreja” .

Palavras perigosas, card. Roche. Porque – como recorda Adriana Valerio – se apagar o papel de apóstola de Maria Madalena bloqueou durante séculos os papéis ministeriais das mulheres, redescobrir esta dimensão decisiva da sua figura só pode encorajar um profundo repensar da instituição e da identidade eclesial.

As mulheres leem, pensam, escrevem, estudam, pintam, cantam, rezam e contam histórias.

E hoje, com Maria Luisa Rigato e seus estudos bíblicos que se inspiram em Jerônimo e Orígenes, podem pensar em Maria como a "Madalena" - não uma simples indicação toponímica ("de Magdala"), mas um epíteto que, partindo do substantivo hebraico magdala, torre de Deus, e do verbo gadal, aumentar, faz de Madalena a "Grande Rendição", a "Magnificada".

E, com as pinturas de Dina Cormick, podem imaginar Madalena enquanto, de pés descalços, uma flor nos cabelos e o coração transbordando de alegria pela certeza de ter encontrado o Ressuscitado, corre feliz por levar a boa nova aos homens que, duvidosos e assustados, permaneceram trancados em suas casas.

Referencial Bibliográfico

Marinella Perroni e Cristina Simonelli, Maria di Magdala. Uma Genealogia Apostólica, Arachne 2016.

Adriana Valerio, Maria Maddalena. Desentendimentos, histórias, representações, il Mulino 2020.

Carla Ricci, Maria Maddalena. O Amado de Jesus nos textos apócrifos, Claudiana, Turim 2017, pp. 121, € 14,50.

DM Cormick, The Visual Portrayal of Mary Magdalene: a Case Study in Feminist Ethical Issues, Universidade da África do Sul, Pretória, 1992. Disponível aqui.

Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos: a celebração de Santa Maria Madalena elevada à categoria de festa no Calendário Geral Romano, 10.06.2016. Disponível aqui.

Leia mais