Jovem indígena decapitado. Manifestação de solidariedade e exigência de justiça

Foto: Agência Brasil

Mais Lidos

  • OpenAI: a história do ataque hacker descontrolado à IA também preocupa a China

    LER MAIS
  • Como o Imposto de Renda favorece altas rendas e penaliza trabalhadores

    LER MAIS
  • Pesquisadoras explicam dinâmica hidrológica da Bacia do Taquari-Antas, destacam as Zonas de Arraste geradas pela força das águas e refletem sobre o desafios para tornar as cidades mais resilientes

    Inundações no RS: adaptação climática precisa se consolidar como princípio estruturante das políticas urbanas. Entrevista especial com Izabele Colusso e Sofia Royer Moraes

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

15 Julho 2025

Everton Rodrigues, jovem indígena do povo Avá-Guarani do Tekoha Yvyju Awary foi brutalmente assassinado; seu corpo foi encontrado no último sábado (12), decapitado e abandonado na entrada do tekoha

A informação é de Everton Avá-Guarani - Cimi Regional Sul, publicada por Conselho Indigenista Missionário (Cimi), 14-07-2025.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Sul, expressa publicamente sua profunda solidariedade aos familiares de do Tekoha Yvyju Awary, município de Guaíra, no Oeste do Paraná. Everton foi brutalmente assassinado, tendo seu corpo decapitado e abandonado em um milharal na entrada do tekoha. Ele foi encontrado no último sábado (12).

Estendemos nossa solidariedade a todo o povo Avá-Guarani do Oeste do Paraná, em especial àqueles que residem no Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá, que tem sido vítima de ataques incessantes em decorrência de sua legítima luta pela regularização de seus territórios.

Carta de ameaça encontrada ao lado do corpo do indígena Everton Lopes Rodrigues (Foto: Divulgação)

Exigimos das autoridades competentes uma investigação imediata e rigorosa, com a identificação e punição exemplar dos responsáveis por mais este crime bárbaro.

É de extrema urgência que as autoridades competentes investiguem as ameaças contidas no bilhete encontrado junto ao corpo do jovem Avá-Guarani, que revelam novas intimidações, e implementem medidas eficazes para coibir tais atos.

É imperativo que os órgãos de segurança atuem com inteligência e celeridade para assegurar a segurança e a dignidade de todos.

Leia mais