10 Novembro 2014
“Dentro de três anos teremos a oportunidade de manifestar juntos com grande clareza e de forma incisiva a nossa unidade em Cristo frente ao mundo inteiro: serão celebrados os 500 anos da Reforma de 1517. Queremos celebrá-lo juntos ao Senhor como sinal de amor a Deus como um testemunho que envolva toda a Cristandade na terra”. Com estas palavras no Vaticano, o bispo Christian Krause, presidente emérito da Federação Luterana Mundial (FLM), pediu ao Papa Francisco ficar “no caminho conosco nessa estrada, como nós ficaremos juntos dele”.
A informação é divulgada por NEV, 07-11-2014. A tradução é de Ivan Pedro Lazzarotto.
A ocasião do convite enviado diretamente para o Papa a fazer parte desta comemoração foi uma audiência oficial do pontífice com os 40 participantes na 33ª Convenção ecumênica dos bispos, promovida pelo Movimento dos Focolares, ao qual fazem parte uma dúzia de exponentes de diversas igrejas protestantes, entre os quais luteranos, reformados, metodistas e anglicanos, bem como de diversas igrejas ortodoxas.
A audiência, que aconteceu em um clima de cordialidade, estava presente também o pastor Gottfried Locher, presidente da Federação das igrejas evangélicas da Suíça (FCES), e a Agência NEV declarou: “Posso imaginar muito bem a organização de algo para o Jubileu da Reforma junto ao Papa Francisco”, supondo que as negociações já iniciaram.
A 33ª Conferência ecumênica Amigos do Movimento dos Focolares aconteceu entre os dias 03 e 07 de novembro em Castelgandolfo, província de Rimini, com o tema: “A Eucaristia – Mistério de Comunhão”. O encontro reuniu 40 bispos de 24 países.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Os protestantes convidam o Papa Francisco a comemorar juntos o Jubileu da Reforma em 2017 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU