Por: André | 25 Abril 2013
No sábado, 11 de maio, chegará ao fim a longa espera pelo encontro entre o Papa copta Tawadros II (guia espiritual dos cristãos do Egito e da Síria) e o Papa Francisco. Trata-se da primeira viagem internacional que fará depois da sua eleição, em novembro passado. O BlogCopte.fr, sítio da comunidade copta francesa, divulgou a notícia. Além disso, segundo indicaram os coptas franceses, Tawadros II também visitará algumas das paróquias coptas na Europa.
A reportagem é de Giorgio Bernardelli e publicada no sítio Vatican Insider, 24-04-2013. A tradução é do Cepat.
Além disso, a decisão de concentrar a atenção nas comunidades que vivem longe do Egito foi uma das primeiras do novo Papa copta, que nomeou, em janeiro, o bispo de Milão, Kyrillos, como seu delegado no Velho Continente.
O momento principal da viagem de Tawadros II será o encontro com o Papa Francisco, que acontecerá 40 anos depois da única visita de um Papa copta ao Vaticano, a de Shenouda III – o predecessor de Tawadros –, que se reuniu com Paulo VI em Roma em 1973. Naquela ocasião, o Pontífice e o líder espiritual dos coptas assinaram um acordo e uma declaração conjunta.
A visita foi possível graças a um gesto profundamente ecumênico de Montini, que, em 1968, doou à Igreja copta algumas relíquias que há séculos se encontravam em Veneza, pois os coptas veneram São Marcos como seu fundador. Em 24 de fevereiro de 2000, João Paulo II visitou a residência do Papa copta no Cairo, onde se reuniu com Shenouda III. “Estou convencido de que o Egito é verdadeiramente um lugar sagrado”, disse Wojtyla na ocasião. “Todos nós, que viemos de Roma – acrescentou –, nos sentimos como em nossa casa. A casa de Marcos, São Marcos que estava tão perto de Pedro”.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O Papa copta se reunirá com Francisco - Instituto Humanitas Unisinos - IHU