Esquerda mexicana contesta resultado da eleição presidencial

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 04 Julho 2012

Andrés Manuel López Obrador diz que houve fraude e compra de votos por parte do partido PRI. O candidato do PRD ameaça tentar impungar o pleito presidencial.

A reportagem é do sítio da Deustche Welle, 03-07-2012.

O candidato da esquerda à presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou nesta segunda-feira (02/07) que rejeita reconhecer o resultado "fraudulento" das presidenciais e ameaçou tentar impugnar a eleição, que deu vitória ao candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto.

Obrador, que nas eleições de 2006 também não reconheceu sua derrota para o atual presidente, Felipe Calderón, qualificou as eleições como "sujas e cheias de irregularidades". O candidato do Partido da Revolução Democrática (PRD) disse que esgotará todos os procedimentos legais existentes para demonstrar que houve fraude e que o PRI comprou votos.

"Ganhamos por ampla margem, não podemos aceitar um resultado fraudulento", afirmou Obrador, que na semana passada havia assinado, junto com os outros três candidatos, um documento no qual se comprometia a aceitar o resultado do pleito divulgado pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE) do México.

Ao final da contagem preliminar organizada pelo IFE, na noite desta segunda, Peña Nieto alcançou 38,15% dos votos, contra 31,64% de Obrador, com quase 99% das urnas contadas. O anúncio do resultado oficial é aguardado para esta quarta-feira.