23 Março 2022
“Os jesuítas da Suíça, a nossa direção e os membros da nossa redação lamentam lhes informar que a revista cultural Choisir deixará de ser publicada no dia 31 de dezembro de 2022.” O anúncio foi feito pelo diretor, Pe. Pierre Emonet, e pela editora-chefe, Lucienne Bittar, com um comunicado publicado no site da revista no dia 21 de março (aqui, em francês).
A reportagem é de Marco Bernardoni, publicada em Settimana News, 22-03-2022. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
“A erosão contínua do número de seus assinantes e de jesuítas que vivem nos cantões francófonos obrigou a Companhia de Jesus a encerrar a sua publicação. Os tempos e os hábitos culturais mudam.”
A revista cultural, fundada em 1959, já havia tentado sair da crise em 2016. Tanto controlando os custos (com a passagem de uma publicação mensal para uma periodicidade trimestral), quanto desenvolvendo novos canais de comunicação digital, sobretudo o site da revista, no qual eram oferecidos conteúdos inéditos e sempre atualizados (em comparação com o número impresso) aos leitores. Mas isso não foi suficiente para reverter a tendência.
Capas da revista jesuíta Choisir (Foto: Reprodução)
“A Choisir se impôs, durante todos esses anos, no cenário midiático da Suíça francófona como uma revista de tom sério, mas livre, animada pelos mesmos objetivos que guiaram os seus fundadores em 1959: oferecer aos leitores e leitoras do nosso país uma publicação de inspiração cristã imersa nos debates do mundo, traçando caminhos de busca e favorecendo o diálogo. A espiritualidade, a teologia, a filosofia, a ética, a política e as ciências sociais, as artes e as letras, tudo o que reflete o pensamento contemporâneo encontrou lugar nas páginas da Choisir, cujo título afirma bem a sua intenção: ajudar os leitores a fazerem escolhas”, afirma o breve comunicado.
A contribuição do trabalho apaixonado desenvolvido por tantos jesuítas e colaboradores nesse serviço cultural será agora disponibilizado gratuitamente no site da revista, por meio da digitalização de todos os números publicados nos seus 63 anos de atividade. Uma edição especial da revista também está prevista para o próximo mês de novembro.
A Companhia de Jesus na Suíça francesa, portanto, vira a página, mas não encerra a sua presença espiritual e formativa. Presença que se dá a conhecer na sua atividade por meio do site www.jesuites.ch, que será desenvolvido.
O desaparecimento da revista é “um duro golpe”, afirma Lucienne Bittar, que se diz entristecida, especialmente pensando na ferida que causará à cultura e à formação na ética cristã na Suíça francesa.
“Com o fechamento de muitas outras mídias, em particular com o desaparecimento dos programas de televisão de orientação cristã, tenho a impressão de que o impulso de criatividade e de dinamismo que se seguiu ao Vaticano II está perdendo forças.”
No entanto, a editora-chefe prefere olhar o lado positivo, que não falta também nessa fatigante reviravolta. “Tenho orgulho de ter podido trabalhar na revista por 28 anos. Eu sei muito bem qual é o privilégio de trabalhar por algo que faz sentido. Também estou muito feliz por ter aprendido tanto em nível pessoal, nos diversos âmbitos com os quais lidamos ao longo dos anos. Foi uma emocionante aventura humana e profissional.”
A editora-chefe também se diz muito contente com o projeto anunciado de digitalização dos arquivos da revista. “Acredito que o arquivo digital será uma fonte inestimável de informações culturais e históricas. Uma contribuição importante para a memória coletiva. Espero que a revista Choisir tenha contribuído nesses anos para a informação e a reflexão dos nossos leitores e os tenha guiado, da melhor forma possível, nas suas escolhas de vida.”
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Suíça: revista jesuíta Choisir deixará de ser publicada - Instituto Humanitas Unisinos - IHU