Por: Marina Tusset | 04 Março 2022
O Instituto Humanitas Unisinos - IHU promove o Ciclo de Estudos Milton Santos. Espaço, Tempo, Razão e Emoção a partir de 16 de março. O evento é composto por três conferências on-line, que poderão ser acessadas através do canal do IHU no YouTube ou da página do IHU no Facebook. O principal objetivo do evento é refletir sobre os trabalhos e o legado intelectual do geógrafo Milton Santos e suas contribuições epistemológicas e metodológicas para examinar a conjuntura brasileira contemporânea e seus desdobramentos tecnológicos e socioambientais.
A realização do Ciclo de Estudos Milton Santos. Espaço, Tempo, Razão e Emoção se justifica por estabelecer o diálogo e a análise dos desafios da sociedade contemporânea brasileira a partir de um de seus intérpretes mais fecundos. O olhar de Milton Santos para as céleres transformações de um mundo que opera através do meio técnico-científico-informacional ilumina e provoca uma ação voltada para as mazelas socioambientais oriundas de um projeto econômico de devastação e insustentabilidade.
Milton Santos (1926 - 2001) foi geógrafo, pesquisador, professor e é considerado um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Seus estudos abordam temáticas como geografia urbana, território, demografia e migrações. Acreditava na importância de questionar e pensar diferente, promovendo uma nova abordagem para o seu campo de estudo, a chamada "Geografia Nova", que contribuiu para um novo pensamento crítico da geografia.
Milton Santos em entrevista para o Jornal do Brasil, em 1977 (Foto: Reprodução/Site Milton Santos)
Santos defendia que uma nova relação global se originaria nas periferias, promovendo um mundo mais justo e menos desigual a partir da cultura popular. Seu repertório traz um posicionamento crítico ao sistema capitalista e à globalização, ilustrado pela seguinte frase: "Essa globalização não vai durar. Primeiro, ela não é a única possível. Segundo, não vai durar como está porque como está é monstruosa, perversa. Não vai durar porque não tem finalidade".
Possui uma vasta obra, que conta com mais de 40 livros publicados, dentre eles: Por uma Geografia Nova (1978), A Urbanização Desigual (1980), A Urbanização Brasileira (1993), Técnica, Espaço, Tempo (1994) e Por uma Outra Globalização (2000).
A Prof. Dra. Maria Adélia de Souza, da Universidade de São Paulo (USP), abriu o Ciclo de Estudos com a palestra Milton Santos, trajetória e obra. Um intelectual brasileiro atento ao Espaço e ao Tempo do Mundo.
No dia 21 de março, a palestra O Brasil, a América Latina e a construção da Geografia Cidadã. Um olhar a partir de Milton Santos foi ministrada pela Profa. Dra. Marina Regitz Montenegro, da Universidade de Brasília (UnB).
A terceira palestra, intitulada O Brasil e a globalização perversa. Agronegócio, urbanização corporativa e pobreza estrutural, ocorre no dia 11 de abril, às 19h30min. A conferência será ministrada pela Profa. Dra. Denise Elias, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A conferência será transmitida ao vivo no canal do IHU no YouTube.
Dando continuidade ao ciclo de estudos, a Profa. Dra. Catia Antonia da Silva, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), apresenta a palestra Milton Santos. Desigualdades, (contra)racionalidades e o papel revolucionário dos pobres. O evento ocorre no dia 26 de abril, às 19h30min, ao vivo no canal do IHU no YouTube.
No dia 12 de maio, o Prof. MS Dhiego Antonio de Medeiros, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), apresenta a palestra Pandemia, desigualdade socioespacial e a conjuntura brasileira sob uma perspectiva miltoniana. O evento será transmitido ao vivo no canal do IHU no YouTube, a partir das 19h30min.
O Prof. Dr. Paulo Roberto Rodrigues Soares, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) encerra o Ciclo de Estudos com a palestra Desafios socioambientais e tecnológicos no Rio Grande do Sul. Uma análise a partir de Milton Santos. A conferência ocorre no dia 1º de junho, às 19h30min.
Prof. Dra. Maria Adélia de Souza - USP
Maria Adélia de Souza possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1962), Diploma de Estudos Superiores em Estudos Econômicos e Políticos orientado por Celso Furtado, na Universidade de Paris (1967) e Doutorado em Geografia pela Universidade de Paris I (1975), orientada, inicialmente, por Pierre Monbeig e, posteriormente, por Michel Rochefort; ambos os títulos reconhecidos pela USP. É Doutora Honoris Causa de universidades brasileiras e, em 2018, foi considerada uma das mulheres pioneiras da Ciência Brasileira pelo CNPq. Recebeu o I Prêmio de Francofonia, em Urbanismo, da Academia de Paris e Fundação França e ocupou a Cátedra de Direitos Humanos da Universidade Católica de Lyon, na França. Tem vários livros publicados sobre a questão metropolitana e planejamento urbano.
Profa. Dra. Marina Regitz Montenegro - UnB
Marina Regitz Montenegro possui graduação - Bacharelado e Licenciatura - em Geografia pela Universidade de São Paulo (2002), Mestrado em Geografia pela Université Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2005), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2012) e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2017). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: território usado, espaço geográfico, economia urbana, pobreza e financeirização.
Profa. Dra. Denise Elias - UECE
Denise Elias é bacharela e licenciada em Geografia e doutora em Geografia Humana (1996) pela Universidade de São Paulo (USP), sob orientação de Milton Santos; Pós-doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP / PP) e pela Université de Paris/LADYSS. Trabalha com pesquisa científica na área de Geografia Humana desde 1985, quando passou a pertencer ao grupo de pesquisa liderado pelo geógrafo Milton Santos (USP), no qual permaneceu por mais de dez anos. É pesquisadora do Núcleo de Estudos da Cidade e da Urbanização/Depto de Arquitetura/UFC desde 2004; da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (RECIME) desde 2006; da Rede de Pesquisadores sobre Regiões Agrícolas (REAGRI) desde 2012 e também vice-líder desde 2015 e pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles, núcleo Fortaleza, desde 2017.
Profa. Dra. Catia Antonia da Silva - UERJ
Catia Antonia da Silva possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente possui o cargo de Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Vinculada ao Departamento de Geografia, membro permanente do Programa de Pós-graduação em História Social e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.
Prof. MS Dhiego Antonio de Medeiros - UNEAL
Dhiego Antonio de Medeiros é licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL/Campus I, mestre e doutorando em Ciências: Geografia (Geografia Humana) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH da Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é Professor Assistente do Curso de Geografia da UNEAL/Campus V. Pesquisador Líder do Laboratório de Geografia Econômica e Planejamento Territorial - LAGEP/UNEAL, onde desenvolve pesquisa na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica e Geografia Urbana, atuando nos seguintes temas de pesquisa e ensino: circuitos da economia urbana, financeirização do território, sistema bancário brasileiro, teoria e método da Geografia.
Prof. Dr. Paulo Roberto Rodrigues Soares - UFRGS
Paulo Roberto Rodrigues Soares é doutor em Geografia Humana (Universidad de Barcelona, Espanha - Bolsista BEX-CAPES, 1999-2002). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1987). Mestre em Geografia pela Unesp/Rio Claro (1994). Professor Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e colaborador no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Participa, como pesquisador, do Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles (INCT/CNPq).
Não é necessária inscrição para acompanhar as palestras. Para quem deseja receber o certificado, é necessária a realização de inscrição prévia e a assinatura da presença, por meio do formulário (Google Forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.
Mais informações sobre o Ciclo de Estudos podem ser acessadas aqui.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O legado de Milton Santos é destaque em evento do IHU - Instituto Humanitas Unisinos - IHU