Metropolita Hilarion: o cisma defendido pelo Patriarcado de Constantinopla fere todo o povo ucraniano

Imagem: Patriarca Batolomeu | Foto: Massimo Finizio / Wikimedia Commons

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

17 Dezembro 2021

 

Infelizmente, a Ucrânia se tornou "o pomo da discórdia" entre a Rússia e os Estados Unidos da América, constatou o presidente do Departamento para as Relações Eclesiásticas Externas (DECR) do Patriarcado de Moscou Metropolita Hilarion de Volokolamsk no programa de televisão "A Igreja e o mundo".

 

A reportagem é publicada por Patriarcado de Moscou, 12-12-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

 

O Metropolita lembrou que a Ucrânia é o país mais próximo da Rússia, os povos ucraniano e russo são irmãos e antigamente pertenciam a um só povo com uma cultura e uma escrita comuns. Portanto, "a propaganda contra a Rússia que agora está sendo feita na Ucrânia e é feita em grande parte do exterior, inclusive além oceano, não pode deixar de nos preocupar", destacou o metropolita Hilarion.

Ele apontou o fato de que a Igreja Ortodoxa Russa está particularmente preocupada com a situação em que milhões de crentes Ortodoxos agora se encontram devido à guerra de propaganda contra a Rússia e as ações dos EUA na Ucrânia. “O cisma defendido pelo Patriarcado de Constantinopla fere profundamente todo o povo ucraniano, especialmente a população ortodoxa da Ucrânia”, constatou o Metropolita Hilarion. “Esse cisma não é de forma alguma justificável do ponto de vista eclesial, e as ações empreendidas para sua legitimação são absolutamente ilegais”.

“Rezamos pela superação desse cisma para que os fiéis ortodoxos ucranianos se reúnam na única Igreja canônica que existe na Ucrânia e é liderada por Sua Beatitude o metropolita Onofre”, sublinhou o metropolita.

Também assinalou a necessidade de fazer todo o possível para evitar o agravamento das tensões entre os países e para encontrar soluções pacíficas para as contradições existentes na Ucrânia.

 

Leia mais