13 Agosto 2021
O missionário do PIME havia sido transferido para a capital, mas morreu por complicações causadas pela doença e pela idade. Lembrado por ter instituído as Credit Unions, permitiu o desenvolvimento socioeconômico da diocese de Dinajpur, no norte do país. Cinco missionários do PIME infectados até agora.
A reportagem é de Sumon Corraya, publicada por Asia News, 12-08-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.
O missionário do PIME pe. Giulio Berutti, 77, morreu ontem devido a complicações causadas pela Covid-19. De Dinajpur havia sido transferido para a capital para receber um melhor atendimento, explicou o bispo de Dinajpur, Mons. Sebastian Tudu: “Recebeu alta do hospital e ficou na casa do PIME em Dhaka. Depois de três dias ele ficou doente novamente”.
Originário de Busto Arsizio, foi ordenado sacerdote em 27 de junho de 1970, pe. Berutti havia chegado a Bangladesh logo após a guerra de independência. Entre suas principais atividades está a instituição das cooperativas de crédito em todas as paróquias da diocese de Dinajpur. São cooperativas de crédito onde as pessoas podem pedir empréstimos com uma taxa de juros anual não superior a 12%: a metade daquela de um banco tradicional e muito menor do que a Grameen Bank de Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz. As Credit Unions são voltadas principalmente para a população tribal, mas não só. Graças a esses "bancos para os pobres", muitas pessoas conseguiram "abrir um pequeno negócio, comprar uma casa ou pagar o ensino superior para os filhos", explicou a AsiaNews Mons. Tudu. Em toda a diocese hoje existem 20 cooperativas de crédito deste tipo.
O P. Berutti também criou o primeiro centro de enfermagem católico do país, o Saint Vincent Nursing Institute, e introduziu o seguro de saúde. "Pe. Giulio pensava em como melhorar a condição socioeconômica das pessoas”, comentou Mons. Tudu. “Foi um missionário exemplar, a sua vida foi uma inspiração para nós”.
O missionário do PIME serviu como pastor em Mariampur, Nijpara e Pathorghata. Foi diretor da escola técnica de Novara e também serviu no Centro de Leprosos Dhanjuri e no hospital St. Vincent. Amanhã ele será enterrado na catedral de Dinajpur.
Em Bangladesh, quatro outros missionários do PIME contraíram Covid-19: dois se recuperaram; os outros ainda estão no hospital.