• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Triste mensagem no sargaço

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

14 Julho 2021


"Hoje, o odor proveniente dos sargaços nas costas praianas me traz as sempre boas lembranças do amigo-mar, mas também transmite a triste mensagem da insensatez humana", escreve Carlos Augusto de Medeiros Filho, geoquímico, graduado na faculdade de geologia da UFRN e com mestrado na UFPA e trabalha há mais de 35 anos em geoquímica em pesquisa mineral e ambiental, em artigo publicado por EcoDebate, 13-07-2021.

 

Eis o artigo.

 

Gosto quando a brisa do mar traz o cheiro produzido pelo acúmulo de sargaço à beira mar. É uma sensação ocasional, mas comum e que sempre me foi familiar, nessa minha inata e forte relação com o mar.

Como vivi muito tempo fora de Natal e longe do mar, sentia saudades e, por exemplo, em noites de ventos mais fortes na selva amazônica ou nas cidades, eu, algumas vezes, acordava acreditando estar novamente à beira-mar e constatava, desanimado, que era apenas uma ilusão noturna.

Outra vez, estando há meses sem ver o mar, fiz uma viagem ao Rio de Janeiro, mas mesmo lá não tinha oportunidade de ir à praia. Uma noite, em um trajeto de carro, passamos ao longo de uma das avenidas beirando a costa carioca. A noite escura e o carro fechado impediam entender que o mar estava ali perto. Em um breve momento, entretanto, o motorista abriu um pouco a janela e senti, forte, o cheiro do sargaço, como se a maresia saudasse um velho amigo.

É verdade que as episódicas concentrações anômalas de sargaço prejudicam, de algum modo, os banhos e pescarias nas praias, mas esses incômodos são passageiros, durando, em média, uma ou duas marés.

Nesses dias, sempre gostei de caminhar apreciando as variedades das algas marinhas. Esse esporte, já algum tempo, tem seu lado triste, deprimente: junto a linha de sargaços, observamos uma quantidade de lixos antrópicos, sendo, sempre, os plásticos seu componente principal. O mais angustiante é saber que esses plásticos, de rejeitos humanos, são um dos mais graves problemas ambientais do mundo.

O mais angustiante é saber que esses plásticos, de rejeitos humanos, são um dos mais graves problemas ambientais do mundo - Carlos Augusto de Medeiros Filho

Um estudo global publicado na revista científica Nature Sustainability revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida vêm metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel e madeira processada. Os responsáveis pela pesquisa alertam que a produção irresponsável de artigos plásticos de uso único, o comportamento inadequado de usuários e as deficiências dos sistemas de reciclagem levam a um acúmulo contínuo desses materiais. Por essa razão, os autores propõem maior controle do consumo e produção [1].

 

Poluição por plástico no oceano (Foto: Naja Bertolt Jensen | Unsplash)

 

Grandes pedaços de plástico na superfície do oceano chamam atenção. Mas poucos sabem que trilhões de minúsculas partículas com menos de 5 milímetros de diâmetro também flutuam nos mares. Essas partículas acabam na cadeia alimentar. O plâncton marinho, que é uma fonte importante de alimento para peixes e outros animais marinhos, já foi filmado comendo-as. Também os animais maiores sofrem os efeitos do consumo de plástico [1].

Medidas para tentar reduzir o plástico descartável já foram tomadas em alguns países africanos, como proibições de sacolas plásticas, e a União Europeia planeja proibir produtos plásticos descartáveis. Mas se as tendências atuais forem mantidas, cientistas acreditam que haverá 12 bilhões de toneladas de plástico no planeta até 2050 [1].

Hoje, o odor proveniente dos sargaços nas costas praianas me traz as sempre boas lembranças do amigo-mar, mas também transmite a triste mensagem da insensatez humana.

 

Referências:

[1] Disponível aqui. 

 

Leia mais

  • O consumo desenfreado de plástico é insustentável. Entrevista especial com Marcelo Montenegro
  • Plástico: um grande responsável pela poluição marinha. Entrevista especial com Monica Costa
  • Poluição: Uma nova economia do plástico é urgente. Entrevista especial com Reinaldo Dias
  • União Europeia proíbe uso de plásticos em cotonetes, pratos, canudos, copos e recipientes para alimentos e bebidas
  • Alemanha proíbe definitivamente a venda de plásticos descartáveis
  • África lidera banimento de plástico no mundo, enquanto São Paulo bane os canudinhos…
  • Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico
  • Por que animais marinhos confundem plástico com comida?
  • Ingestão de plástico por animais atinge números alarmantes
  • Lixo plástico é o mais gerado no mundo
  • Apenas 20 empresas produzem mais da metade do lixo plástico do mundo
  • É necessário organizar a cadeia de reciclagem de resíduos de embalagens plásticas
  • “De todo o plástico que entra no mar, apenas 1% foi contabilizado”. Entrevista com Cristina Romera
  • Atitudes que você pode tomar para ajudar na proteção dos oceanos
  • Começou o desmanche do “lixão” do Grande Pacífico: já foram recolhidas 103 toneladas de plástico

Notícias relacionadas

  • Presidente peruano troca dinamite por diálogo com garimpeiros

    O ex-presidente do Peru, Ollanta Humala, usava explosivos para combater o garimpo ilegal de ouro na selva amazônica com o objetiv[...]

    LER MAIS
  • Brasil ratificará acordo do clima na segunda

    Temer entregará promulgação oficialmente às Nações Unidas na terça-feira; país se antecipa a China e EUA e se tornará o p[...]

    LER MAIS
  • Poluição em Rio Branco é 8 vezes maior que indicado, diz pesquisador

    LER MAIS
  • Ação humana pôs fim ao Holoceno? "Vivemos uma nova época geológica"

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados