Contribuições de protestantes às igrejas permanecem estáveis

Foto: Freepik

Mais Lidos

  • Lula, sua última eleição e seus demônios. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Movimento Fé e Política faz história. Artigo de Frei Betto e Claudio Ribeiro

    LER MAIS
  • Parte do Sul Global, incluindo o Brasil, defende que países desenvolvidos abandonem os combustíveis fósseis primeiro. Para Martí Orta, não há espaço para ritmos nacionais distintos na eliminação de petróleo, gás e carvão. O pesquisador afirma que a abertura de novos projetos de exploração ignora os limites definidos pela ciência

    Cancelar contratos fósseis. Não ‘há tempo’ para transição em diferentes velocidades. Entrevista com Martí Orta

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

06 Mai 2021

 

A pandemia do coronavírus afetou finanças das igrejas de diferentes modos no ano que passou. Enquanto a Igreja Adventista do Sétimo Dia nos Estados Unidos estimou um déficit de 26 milhões de dólares no ano passado (cerca de 141,5 milhões de reais), a Igreja Metodista Unida (IMU) recolheu 79,3% das contribuições, um percentual mais elevado de doações do que o previsto para 2020.

A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.

Pesquisa da LifeWay Research, divulgada em abril,  ouviu mais de 1 mil fiéis protestantes dos Estados Unidos entre 5 e 18 de fevereiro. O relatório constatou que 53% dos/as entrevistados/as disseram que deram a mesma percentagem de sua renda para a igreja em 2020 comparado a 2019, e 15% declararam que doaram até mais; 10% disseram que não fizeram qualquer contribuição tanto em 2019 como em 2020. 

Em outubro do ano passado, outra pesquisa da LifeWay, divulgada pelo The Christian Post, 35% dos pastores protestantes ouvidos disseram que a paralisação que a igreja sofreu em 2020 não a impactou; 43% afirmaram que suas igrejas foram impactadas “de forma negativa”; 5% frisaram que as denominações foram afetadas “muito negativamente”. 

Já o relatório deste ano mostrou que o percentual de fiéis envolvidos em pequenos grupos diminuiu de 52% em 2019 para 37% em 2020. Mas 15% das pessoas entrevistadas dedicaram mais tempo no ano passado à leitura de literatura cristã em comparação ao ano anterior.

 

Leia mais