16 Junho 2020
Há um povo que foi expulso de suas terras e que vive no deserto. Aqueles que conseguiram ficar vivem sob o domínio colonial. Entre a repressão do reino de Marrocos e as condições desumanas dos Campos de Refugiados, o povo saharaui luta por justiça e autodeterminação há 45 anos. Os Campos de Refugiados estão no deserto do Saara, em território argelino.
A professora do Departamento de Sociologia da Universidade Nacional de Brasília - UnB e pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Berenice Bento, visitou entre os dias 22 e 29 de fevereiro de 2020, os Campos (em Tindouf/Argélia);
A partir dessa visita organizou uma exposição virtual em que revela uma pequena amostra de momentos compartilhados de sua visita.
De acordo com Berenice Bento, o desejo mais profundo que me move é que este povo tenha a reparação histórica que merece. O que significa o retorno para suas terras, o reconhecimento do seu Estado e a responsabilização de Marrocos por seus crimes contra a humanidade e espoliação dos recursos naturais do Saara Ocidental.
Mapa Saara Ocidental, Marrocos e Argélia, com destaque para Tandouf, na Argélia, onde está o campo de refugiados saharauí. Fonte: DW
A exposição fotográfica virtual Viagem aos campos de refugiados saharauis, pode ser vista aqui.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Viagem aos Campos de Refugiados Saharauis - Instituto Humanitas Unisinos - IHU