• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Costa Rica celebra o primeiro casamento homoafetivo da América Central

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

Por: Wagner Fernandes de Azevedo | 28 Mai 2020

Em uma pequena cidade do país que celebrou a assinatura da Convenção Americana de Direitos Humanos, na terça-feira, 26-05-2020, Dunia Araya e Alexandra Quiros tornaram-se o primeiro casal homoafetivo com registro legal na América Central. A Costa Rica, com sua tradição republicana, avança na garantia dos direitos humanos, superando os conflitos em torno desse assunto que ganharam holofotes nas eleições de 2018. O presidente Carlos Alvarado comemorou a conquista da igualdade.

A Costa Rica é um dos países mais estáveis politicamente na América Latina. Um Estado sem exército, sem golpes de Estado, carrega o nome de sua capital, San José, no pacto de Direitos Humanos nas Américas e que vem dando boas respostas à pandemia do coronavírus. E avança em relação aos seus vizinhos, sendo o primeiro centro-americano e o sexto latino-americano a legalizar o casamento civil entre casais do mesmo sexo.

No entanto, dois anos antes de Dunia e Alexandra celebrarem a união, a legalidade do casamento homoafetivo teve protagonismo no debate nacional. Em janeiro de 2018, meses antes do processo de eleição presidencial, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos – CIDH proferiu uma decisão determinando aos seus membros o reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

As eleições presidenciais ocorreram em fevereiro, indo para um segundo turno, decidido em abril, com Carlos Alvarado, o atual presidente, e Fabricio Alvarado, vencedor do primeiro turno. Fabricio era o representante de uma direita evangélica, pelo partido Restauración Nacional. Sua principal bandeira de campanha se deu com o rechaço à sentença da CIDH. Carlos, por outro lado, demonstrou sempre o seu apoio. Apesar de a população ser majoritariamente cristã, a vitória de Carlos no segundo turno seguiu uma trajetória de centrismo no país, garantindo a unidade entre os demais partidos tradicionais contra um “outsider” cantor gospel.

Ao decorrer de 2018, a sentença da CIDH chegou à Suprema Corte do país, depois de o casamento homoafetivo ter sido rejeitado em outras duas ações (2006 e 2009) pelo tribunal. Desta vez, no dia 08-08-2018, em uma sessão que se relata ser a mais longa das últimas três décadas, a Corte deu 18 meses para a entrada em vigência da união homoafetiva, cabendo ao Congresso fazer as mudanças no Código da Família. À época, os movimentos LGBT+ do país criticaram o prazo dado pelo judiciário e a responsabilidade incumbida ao legislativo, que junto ao bom desempenho eleitoral de Fabricio Alvarado no primeiro turno tem a Restauración Nacional com a segunda maior bancada.

A oposição ao casamento homossexual na Costa Rica também teve apoio da Conferência Episcopal. Os bispos católicos costarriquenhos, em 2018, lamentaram a sentença da Corte, pois colocava em “interdito a origem e a função da família”. Em nota, os bispos também reforçaram que “a família está fundada sobre o casamento monogâmico e heterossexual”.

Porém, na última segunda-feira, na véspera do marco histórico firmado por Dunia e Alexandra, o bispo de Alajuela Bartolomé Buigues causou uma contradição no entendimento da Conferência Episcopal. Dom Buigues afirmou em uma missa, conforme relato do jornal Nación, que “onde há manifestação de carinho e de família de alguma forma, aí se manifesta Deus”. O bispo se retratou no dia seguinte, dizendo que o casamento é somente entre homem e mulher, mas que a garantia de direitos civis a “outros tipos de casais” era motivo de alegria.

O presidente Carlos Alvarado sim comemorou o primeiro casamento homoafetivo do país. Nas redes sociais, compartilhou um vídeo cumprimentando a Suprema Corte e a CIDH pela sentença favorável. Carlos afirmou que “como presidente, estou seguro de que podemos nos entender como uma Costa Rica diversa, plural e unida, onde todos nós caibamos, e onde a empatia e o amor sejam a bússola que nos permite sair adiante como país”.

 Leia mais

  • De onde vêm os demônios? A força evangélica neopentecostal na América Latina
  • Costa Rica aposta na continuidade e evita dar o poder a líder evangélico
  • Um pastor evangélico à frente da Costa Rica?
  • Pastor anti-gay assume a liderança na corrida presidencial da Costa Rica
  • O retorno de Ratzinger: “Casamento homossexual e aborto, sinais do Anticristo”
  • O casamento gay e uniões civis na Europa 18 anos após a permissão do 1º país
  • Parceiros de união homoafetiva. Direitos e deveres
  • Igreja pede “atenção pastoral” às uniões homossexuais
  • ''A Igreja Católica deve mudar seu olhar sobre a homossexualidade'', afirma bispo alemão
  • "A Igreja tem tratado os homossexuais como contagiosos, mas deve acolher todos os marginalizados". Entrevista com James Martin

Notícias relacionadas

  • Evolução e fé cristã: semânticas em diálogo

    Quais as implicações da evolução científica para as semânticas da fé cristã? É possível conciliar ciência e fé, a part[...]

    LER MAIS
  • Bispo é preso entre manifestantes que tentavam ocupar uma igreja em Nova York

    A três meses do início de seus protestos contra o sistema financeiro norte-americano, centenas de manifestantes saíram às ru[...]

    LER MAIS
  • @Pontifex e os sacros tuítes: As redes sociais digitais segundo Bento XVI

    A mensagem de Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais lança os desafios do papa à própria Igreja com rela[...]

    LER MAIS
  • ''A fé pode dar à razão a coragem de pensar''

    O desafio para a filosofia atual é ter mais audácia. É preciso não se deter na superfície. É preciso colocar os problemas fu[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados