10 Março 2020
O Pe. James Martin, SJ, anunciou que estão abertas as inscrições para um congresso sobre pastoral LGBTQ, a ser realizado na Fordham University, nos EUA.
A nota é de Robert Shine, publicada por New Ways Ministry, 09-03-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O Outreach 2020, como é conhecido o congresso, contará com uma ampla gama de palestrantes, desde ativistas de longa data até bispos e agentes de pastoral mais jovens. Ele será realizado de 18 a 20 de junho de 2020, na Fordham University, em Nova York.
Martin compartilhou conosco o objetivo do congresso, dizendo:
“Estamos reunindo aqueles que ministram com os católicos LGBT, a fim de construir comunidade, compartilhar boas práticas e louvar ao nosso Criador. O Outreach 2020 se concentrará nas questões pastorais desse importante ministério com católicos que frequentemente se sentem às margens da sua própria Igreja.”
Martin postou mais detalhes sobre os palestrantes no Facebook. Os conferencistas principais incluem:
- Ir. Jeannine Gramick, SL, cofundadora do New Ways Ministry;
- Dom John Stowe, OFM Conv., bispo de Lexington, que tem se manifestado em apoio às pessoas LGBTQ, inclusive oferecendo reflexões bíblicas no Simpósio Nacional do New Ways Ministry de 2017 e tuitando positivamente sobre a Parada Gay;
- Pe. Timothy Radcliffe, OP, ex-superior dos dominicanos, que tem um histórico pró-LGBTQ desde os anos 1990, incluindo o apoio aos padres gays e a inclusão de pessoas que convivem com o HIV/Aids;
- Pe. Bryan Massingale, padre e teólogo gay;
- Sivagami Subbaraman, diretor executivo do inovador Centro de Recursos LGBTQ da Georgetown University.
O congresso também contará com painéis de discussão, sobre questões como:
- boas práticas nas paróquias católicas;
- boas práticas em colégios católicos;
- boas práticas em universidades católicas;
- a questão do trabalho em instituições católicas;
- questões familiares;
- espiritualidade para católicos LGBT;
- intuições teológicas para católicos LGBT;
- raça, etnia e interseccionalidade;
- treinamento de mídia;
- questões transgêneras;
- questões de saúde mental.
Além disso, haverá várias oportunidades de oração com música, lideradas pelo famoso compositor litúrgico David Haas, que, em junho passado, lançou uma música para o Mês do Orgulho Gay, que diz que Deus “me fez maravilhoso”.
O congresso promete ser um momento fecundo para os católicos LGBTQ, seus entes queridos, agentes de pastoral, lideranças da Igreja e simpatizantes, a fim de aproveitar os sucessos das gerações anteriores no avanço da inclusão e da igualdade na Igreja Católica.
Para mais informações e para se registrar, clique aqui.