03 Dezembro 2019
Os jesuítas participarão em diversos fóruns e atividades no marco da COP25 (Madrid, de 02 a 13 de dezembro de 2019) com entidades como a Pontifícia Universidade de Comillas, EcoJesuit, Entreculturas e Alboan.
A Companhia de Jesus recentemente escolheu "O cuidado com a Casa Comum" como uma de suas quatro preferências apostólicas universais.
A informação é de Religión Digital, 02-12-2019. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
A Companhia de Jesus na Espanha lança o conjunto de ações e iniciativas previstas que serão realizadas no marco da próxima Conferência das Nações Unidas pela Mudanças Climática que teve início nesta segunda-feira, 02-12, em Madrid, e se estenderá até o dia 13-12. Um grupo de jesuítas e leigos de diferentes organizações participarão na agenda oficial do evento, tanto em atividades institucionais, como espaços da sociedade civil e de movimentos religiosos em defesa do cuidado do planeta. A Universidade de Comillas, o grupo de EcoJesuit, Entreculturas e Alboan são algumas das entidades da Companhia que intervirão no marco da cúpula, na qual se prevê que participarão mais de 25 mil pessoas provenientes de mais de 200 países.
A Companhia de Jesus a nível global, escolheu em fevereiro de 2019 suas quatro preferências apostólicas para os próximos 10 anos. Uma delas é precisamente “O cuidado com a Casa Comum”. O padre-geral, em sua recente visita a Andaluzia, apontava a importância que a ecologia tem para a Companhia: “Propomo-nos, desde o que somos e com os meios que temos a nosso alcance, colaborar na construção de modelos alternativos de vida baseados no respeito à Criação e em um desenvolvimento sustentável capaz de produzir bens que, justamente distribuídos, assegurem uma vida digna a todos os seres humanos em nosso planeta”.
Entre as atividades nas quais participarão jesuítas e membros de suas obras, destaca na quinta-feira, 05-12, o Fórum sobre o Cuidado com a Casa Comum, feito pelo Movimento Mundial de Católicos pelo Clima. Será celebrado na Fundação Paulo VI, de Madrid, das 10h às 14h; e contará com a participação de Jaime Tatay, S.J. (professor de Ecologia e Ética, em Comillas) e Irene Ortega (coordenadora de Cidadania de Entreculturas) em duas das mesas redondas do evento.
No dia seguinte, sexta-feira, 06-12, uma marcha de Mobilização contra a Mudança Climática percorrerá a cidade de Madrid, desde Atocha até Novos Ministérios, a partir das 18h. As pessoas e entidades jesuítas participarão dentro da representação do grupo de Católicos pelo Clima. Previamente à manifestação, às 16h30min, ocorrerá uma oração compartilhada na Igreja dos Jerônimos.
O grupo de Ecologia dos jesuítas a nível global, EcoJesuit, também terá uma participação muito ativa na COP25. Seu coordenador, Pedro Walpole, S.J., atenderá ao espaço oficial da Zona Azul da Cúpula, junto a Jaime Tatay, S.J., e outros representantes de Alboan, Entreculturas e Comillas. Ademais, animados pela mobilização e ao compromisso com uma campanha de recolhida de assinaturas na plataforma Visibles.org.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Os jesuítas pensam “verde” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU