16 Agosto 2019
“Em vez de vivermos, como frequentemente fazemos, perseguindo coisas que não importam: preconceitos, rancores, rivalidades, ciúmes, ilusões, bens materiais supérfluos. Quanta mesquinhez na vida! Maria nos convida para levantarmos nosso olhar para cima, para as grandes coisas que o Senhor fez por ela”, exorta o papa Francisco na Festa da Assunção de Nossa Senhora.
A reportagem é de Carol Glatz, publicado por Catholic News Service, 15-08-2019. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
A assunção de Maria aos céus chama as pessoas a deixarem de lado toda insignificância e preocupações mundanas e mesquinhas que competem por sua atenção. E em vez disso, se prestarem a Deus e sua grandiosidade, disse o papa Francisco.
Depois de recitar a oração do Angelus na festa da Assunção, em 15 de agosto, papa Francisco também abençoou os milhares de rosários que serão dados aos católicos na Síria “como sinal da minha proximidade, especialmente para famílias que perderam alguém por causa da guerra”.
“Orações feitas com a fé são poderosas. Continuemos rezando pela paz no Oriente Médio e em todo o mundo”, disse o papa, que explicou que o movimento “Ajuda à Igreja que Sofre” liderou a iniciativa de enviar cerca de 6.000 rosários para comunidades católicas na Síria.
Ele também expressou sua preocupação e orações pelos afetados pelas chuvas no sul da Ásia.
Uma semana de fortes chuvas provocou deslizamentos letais e inundações na Índia, onde, segundo autoridades do governo, quase 300 pessoas morreram e mais de 1,2 milhão de pessoas foram forçadas a deixar suas casas. Autoridades em Mianmar informaram que mais de 50 pessoas morreram no local.
"Que o Senhor dê força àqueles (afetados) e àqueles que os ajudam", disse o papa.
Com a ascensão de Maria, de corpo e alma, no céu, ela é "como uma mãe que espera que seus filhos voltem para casa". Sabendo que ela está lá com Deus no céu "nos dá consolo e esperança durante a nossa peregrinação” na terra, ele disse.
A festa da Assunção de Maria é um convite para todos, "especialmente para aqueles, que aflitos pela dúvida e pela tristeza, vivem olhando para baixo", disse ele.
"Vamos olhar para o alto", disse ele, onde Maria espera. "Ela nos ama, ela sorri para nós e vem em nosso auxílio com pressa."
Assim como toda mãe quer o que é melhor para seus filhos, ela nos diz: “Você é precioso aos olhos de Deus; você não foi feito por misericordiosas gratificações mundanas, mas pelas grandes alegrias do céu'", disse o papa.
Na vida, é importante procurar o que é verdadeiramente grande, "caso contrário, nos perdemos", perseguindo tantas coisas triviais, disse ele.
“Maria nos mostra que se nós quisermos ser felizes em nossas vidas, Deus vem primeiro, porque somente ele é grande”, disse.
“Em vez de vivermos, como frequentemente fazemos, perseguindo coisas que não importam: preconceitos, rancores, rivalidades, ciúmes, ilusões, bens materiais supérfluos. Quanta mesquinhez na vida! ”.
Mas hoje, “Maria nos convida para levantarmos nosso olhar para cima, para as grandes coisas que o Senhor fez por ela”, e lembra as pessoas que o Senhor também faz grandes coisas na vida delas.
“Nos deixemos ser atraídos pela beleza da verdade, não nos deixe sermos engolidos pelas coisas fúteis da vida, mas nos deixe escolher pela grandeza do céu”, disse.