• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Paulo Freire propôs educação que une vivência e conhecimento

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

06 Junho 2019

Estudado em Harvard e um dos mais citados no mundo, Paulo Freire dizia que a educação deve estar ligada ao cotidiano das pessoas

A reportagem é de Valéria Dias, publicado por Jornal da USP, 05-06-2019.

O educador Paulo Freire tem sido muito criticado por alguns setores da sociedade e apontado como o grande culpado pelo atual estado da educação no Brasil. Na coluna desta semana, Renato Janine Ribeiro fala sobre o grande legado do educador: mostrar que a educação, a começar pela alfabetização, deve estar ligada ao mundo em que o educando vive e com o cotidiano dele. Para Janine, isso hoje parece ser tão óbvio que mal faz sentido discutir isso.

“O que Paulo Freire trouxe foi uma atenção extraordinária voltada para as vivências, sobretudo das crianças, e perceber que, em vez de essas vivências serem problemas, podem ser fatores positivos”, destaca. Para Janine, essa é a mensagem de Paulo Freire que não pode ser desconsiderada e que o leva a ser um dos autores mais citados no mundo, inclusive, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O professor comenta a fala recente de um outro educador, Mário Sergio Cortella, que falou de uma lição habitual no ensino fundamental: pedir ao aluno para falar com o pai e perguntar como era o bairro onde ele passou a infância. Por mais estranho que pareça, essa questão causa um extraordinário incômodo, pois muitas crianças não têm pai. Então, essas crianças ficam envergonhadas e faltam na aula ou não fazem a lição, e são acusadas pelos professores, muitas vezes, de serem preguiçosas. “Mas, na verdade, são as condições concretas de vida que tornam difícil para essa criança responder uma pergunta que, para uma pessoa que venha de uma família estável, é muito mais fácil é trivial”, explica o colunista.

Essa forma de educar é a chamada Pedagogia do Oprimido, ou seja, de pessoas oprimidas que devem vencer a opressão. É por esse lado que Paulo Freire foi acusado de ser esquerdista, subversivo, e é por isso que alguns setores conservadores têm verdadeiro ódio dele. “Mas alguém quer, em sã consciência, uma sociedade de pessoas oprimidas, humilhadas? Uma pessoa de bem, uma pessoa decente, honesta, pode querer isso? Ou, ao contrário, para que a nossa sociedade seja boa, você precisa que as pessoas estejam realmente diante de oportunidades parecidas, iguais. Porque, se não for isso, o que vamos fazer? Vamos ser injustos com cada criança em específico e vamos desperdiçar talentos em relação à sociedade como um todo.”

Leia mais

  • Paulo Freire. Pedagogo da esperança. Revista IHU On-Line, Nº. 223
  • Janine Ribeiro: para governo, educação não é promessa, é ameaça
  • “Escola sem partido” quer apagar Paulo Freire da educação brasileira
  • Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Num Brasil sem diálogo, escola vira arena para disputas. Entrevista especial com Renato Janine Ribeiro
  • A cassação de Paulo Freire
  • Educação abre resistência popular a Bolsonaro
  • As grandes manifestações de rua na greve geral da educação desmentem a 'onda de apatia"
  • O que os Dados Educacionais indicam para a Educação Brasileira?
  • A educação no Brasil à deriva
  • #15M Dia Nacional de Greve na Educação
  • Em nova derrota do governo, ministro da Educação é convocado para falar no plenário da Câmara
  • O consenso pela Educação acabou
  • Mobilização por educação confronta bolsonaristas nas redes e testa força nas ruas
  • Ministro da Educação deve ser enquadrado pelas violações administrativas, penais e constitucionais, afirma ex-reitor da UnB
  • Bloqueio na educação profissional chega a R$ 1,18 bilhão
  • Que benefício a educação superior traz à sociedade?
  • Contingenciamento atinge mais de 200 órgãos e supera R$ 30 bilhões
  • #15M: A insurreição estudantil e o país sem respostas às questões contemporâneas. Algumas análises
  • Corte orçamentário anunciado pelo governo pode provocar paralisia e morte de políticas sociais de saúde e de educação
  • Acabou o dinheiro: universidades públicas estão perto do colapso
  • ‘Governo da confusão nacional’ de Bolsonaro inflama as ruas e amplia desgaste no Congresso

Notícias relacionadas

  • Policía Federal de México confiesa que disparó contra maestros

    En los próximos días la comisión legislativa que sigue el caso de Nochixtlán visitará a la localidad para interrogar a los te[...]

    LER MAIS
  • O governo Temer será um governo de direita. "Infelizmente vamos provar desse veneno". Entrevista especial com Francisco de Oliveira

    LER MAIS
  • Ocupações de escolas no Rio Grande do Sul é tema de debate no IHU

    LER MAIS
  • As lutas e os sentidos das ocupações das escolas no RS

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados