• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Teólogo elogia a ''teologia invertida'' de Francisco sobre duas antigas heresias

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • O desastre de uma megaoperação no Alemão e na Penha de um governo que terceiriza o seu comando. Artigo de Jacqueline Muniz

    LER MAIS
  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Bolsonarismo pode eleger 44 senadores em 2026 e se tornar majoritário, diz Real Time Big Data

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

14 Março 2019

Duas antigas heresias, que o Papa Francisco aponta frequentemente como “inimigas da santidade”, estiveram no centro de uma conferência em Roma na terça-feira, 12, que tentou explicar a “teologia invertida” do pontífice argentino.

A reportagem é de Claire Giangravè, publicada em Crux, 13-03-2019. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

“O Papa Francisco pratica uma tradução da tradição”, disse o teólogo italiano Andrea Grillo, que leciona na Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma. “Ele move o inimigo de fora para dentro.”

Suas observações ocorreram durante uma conferência intitulada “Dois inimigos da santidade: pelagianismo e gnosticismo”, no dia 12 de março, na Pontifícia Universidade Gregoriana, administrada pelos jesuítas em Roma.

Grillo se referia ao pelagianismo e ao gnosticismo, as duas heresias de 1.500 anos de idade que Francisco vê refletidas na Igreja Católica hoje. O pontífice condenou essas “heresias modernas” em sua exortação apostólica de 2013, Evangelii gaudium, e novamente em 2018, na Gaudete et exsultate.

De acordo com o teólogo, há uma clara diferença entre a descrição do papa sobre essas crenças nesses documentos e a visão que é apresentada na Placuit Deo, ou “Aprouve a Deus”, uma carta de quatro páginas escrita pela Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano e publicada no dia 1º de março de 2018.

“A tentação do pelagianismo”, disse Grillo, “pode ser encontrada no controle estrutural das crenças abstratas.”

Como Francisco disse na Gaudete et exsultate, o pelagiano moderno é uma “peça de museu”, que atribui uma importância excessiva a estilos, normas e aparências e, portanto, corre o risco de ser “fossilizado” ou até mesmo “corrompido”.

O gnosticismo, por sua vez, leva a confiar no próprio raciocínio e inteligência para alcançar a salvação e, portanto, torna-se retrógrado e, nas palavras de Grillo, “é incapaz de transcendência”.

A insistência de Francisco nessas heresias visa a “desmascarar as tendências autorreferenciais” presentes na Igreja, disse o teólogo. Tudo isso se perde na Placuit Deo, continuou Grillo, que “deu um passo para trás” e “perdeu completamente o contexto”.

No documento emitido pela Congregação para a Doutrina da Fé, o neopelagianismo e o neognosticismo “são conjugados em relações não com a Igreja, mas com o mundo. Como se a Igreja estivesse livre da tentação, e o seu trabalho fosse ressaltar as tentações para o mundo”.

De acordo com o teólogo, a carta está cheia de “criptognosticismo e criptopelagianismo”, a ponto de ele sugerir que o nome do documento fosse mudado de Placuit Deo para Placuisset Romanae Curiae, ou “Aprouve à Cúria Romana”.

Grillo disse que a “visão da tradição [por parte de Francisco] é invertida” e, portanto, leva a uma “tradução da tradição”, representada pelas duas antigas heresias, e “move o inimigo de fora para dentro”.

“Não são os outros que caem no pelagianismo e no gnosticismo, somos nós”, enfatizou Grillo: “Não é uma crítica em relação ao exterior, mas uma autocrítica da Igreja”.

Essas heresias, continuou, podem ser encontradas naqueles que, dentro da Igreja, resistem à modernidade, encerrando-se em crenças que muitas vezes confundem tradição eclesial com herança feudal, estruturas patriarcais e antiga burocracia romana.

Os escritos de Francisco, disse Grillo, parecem apontar para uma maneira diferente que desafia o entendimento da Igreja sobre a fé e a teologia. Ele destacou quatro pontos em que o pelagianismo e o gnosticismo paralisam a Igreja:

  1. “Tradução incompreensível” é o termo usado por Grillo para descrever o apego ao latim antigo dentro da Igreja Católica, apesar da nova onda de modernização introduzida pelo Concílio Vaticano II.
  2. “Liturgia mumificada”, disse, significa a “humilhação da verdadeira tradição cristã”.
  3. “Mulher desordenada”, por sua vez foi usado para descrever a falta de argumentos reais e sólidos por parte da Igreja para negar às mulheres papéis de liderança, de poder e de autoridade dentro da Igreja.
  4. “Niilismo canônico”, de acordo com Grillo, é algo óbvio no ramo canônico e judicial do Vaticano, que está lutando para encontrar respostas oportunas para as mudanças atuais que afetam as pessoas e especialmente a família.

Citando o Papa João XXIII que inaugurou o Vaticano II, Grillo pediu uma Igreja “que tenha a coragem de realmente ouvir os sinais dos tempos”.

“O pelagianismo e o gnosticismo, essas duas palavras tiradas da tradição antiga, retornam com o Papa Francisco como dois critérios para interpretar os desafios que a Igreja está enfrentando no mundo moderno”, concluiu o teólogo, “e anunciam uma Igreja que está disposta a se expor ao mundo”.

Leia mais

  • Gaudete et Exsultate. Pelagianismo e gnosticismo, esses “inimigos sutis” da santidade
  • "Jesus é único salvador de todo o homem; não ao pelagianismo e ao gnosticismo"
  • Neopelagianismo e neognosticismo: as falsas concepções da salvação cristã hoje
  • Pelagianismo, entre graça e livre-arbítrio
  • A proposta de Francisco na Gaudete et Exsultate não é a santificação do cristão para transformá-lo em uma estátua
  • A santidade no mundo atual: breve reflexão sobre a Exortação Apostólica Gaudete Et Exsultate
  • Exortação ''Gaudete et exsultate'': o diabo versus a classe média da santidade. Artigo de Massimo Faggioli
  • Bênção e autoridade. Em Palermo, Papa Francisco decepciona os pequeno-burgueses. Artigo de Andrea Grillo
  • A virada profética do Papa Francisco: virtudes histórico-filosóficas e vícios sistemáticos de uma biografia intelectual. Artigo de Andrea Grillo
  • Rahner, Martini e Francisco: uma pérola preciosa. Artigo de Andrea Grillo
  • Descobrindo Amoris Laetitia: tradição católica e "niilismo canônico". O sono da "razão jurídica" cria monstros
  • Ministérios ordenados para as mulheres? Entrevista com Andrea Grillo
  • Uma Semana Santa de ''museu'' e a degeneração da Comissão Ecclesia Dei. Artigo de Andrea Grillo
  • "A Igreja não é o Google Tradutor": os limites da Liturgiam authenticam. Entrevista com Andrea Grillo

Notícias relacionadas

  • Operação Gutiérrez

    O "pai nobre" da Teologia da Libertação foi valorizado por ocasião de uma apresentação oficial do livro do Papa Ratzinger sob[...]

    LER MAIS
  • ''Placet'' ou ''non placet'' à liturgia neocatecumenal? A aposta de Carmen e Kiko

    Os fundadores do Caminho Neocatecumenal visam a obter a aprovação vaticana definitiva do seu modo "convivial" de celebrar as mis[...]

    LER MAIS
  • Pluralismo religioso: desafio para a teologia do século XXI

    "A teologia do século XXI encontra-se diante de um desafio fundamental que pode ser traduzido como a acolhida do pluralismo relig[...]

    LER MAIS
  • Irmão Francisco, irmã Clara. Artigo de Enzo Bianchi

    A transparência evangélica da intuição franciscana não deixa de nos questionar, porque, ainda hoje, nos coloca diante do rost[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados