Dois presidentes de Conferências Episcopais da América Latina, porque estão sendo processados por acobertamentos: Chile e Costa Rica

Catedral Metropolitana em San Jose, Costa Rica. Foto: Wikipedia

Mais Lidos

  • Leão XIV proclama o segredo mais bem guardado da Igreja Católica em ‘Magnifica Humanitas’. Artigo de Thomas Reese

    LER MAIS
  • ​Prevenção da violência, enfrentamento da criminalidade e recuperação de jovens em conflito com a lei dependem de políticas que ultrapassem o punitivismo penal, defende o advogado

    Redução da maioridade penal e a lógica punitivista: “A segurança pública não será alcançada apenas por meio do aumento da punição”. Entrevista especial com Alexander Rodrigues de Castro

    LER MAIS
  • Lefebvrianos, a Santa Sé formaliza o cisma: "As portas se abrem para os fiéis que não aderirem"

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

14 Fevereiro 2019

Dos 22 presidentes de Conferências Episcopais da América Latina que deveriam participar do encontro episcopal sobre os abusos sexuais na Igreja e sobre a proteção de menores, de 21 a 24 de fevereiro, participarão apenas 20, já que dois, em decorrência de contestações, polêmicas, denúncias e processos em curso relativos justamente ao acobertamento de casos de pedofilia, tiveram que renunciar.

A informação é publicada por Il Sismografo, 13-02-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

Sobre o primeiro prelado a tomar essa decisão se sabia já tudo. Trata-se de mons. Santiago Silva, bispo castrense do Chile, Presidente do Episcopado, atualmente sendo julgado por supostas ações de acobertamento de alguns padres pedófilos. Em seu lugar estará o Secretário do Episcopado, mons. Fernando Ramos, Administrador Apostólico de Rancagua.

Agora chega a notícia de um segundo Presidente de Conferência Episcopal da América Latina, que decidiu não participar do encontro no Vaticano. É mons. José Rafael Quirós, arcebispo de San José, capital da Costa Rica, acusado de acobertar abusos no caso do padre Mauricio Víquez Lizano.

Neste país da América Central existem vários casos de abusos sexuais de menores que acabaram prescritos. Não é o que acontece no episódio de padre Víquez, cujo caso está sendo investigado como violación calificada. O padre, após a denúncia, deixou o país, em 7 de janeiro, e hoje está foragido. Agora, porém, existe o risco de outra prescrição se a denúncia não for notificada ao presbítero. O padre foi denunciado por 9 pessoas e os abusos teriam sido consumidos quando ele era pároco na localidade de Tres Ríos y Patarrá.

Por enquanto, a imprensa local garante que não se conhece o substituto de D. Quirós para o Encontro no Vaticano. Dois nomes são dados como possíveis: D. Javier Román Limón e D. Gabriel Umaña.

Conferências Episcopais da América Latina:

1.Antilhas
2.Argentina
3.Bolívia
4.Brasil
5.Chile
6.Colômbia
7.Costa Rica
8.Cuba
9.Equador
10.El Salvador
11. Guatemala
12.Haiti
13.Honduras
14.México
15. Nicarágua
16. Panamá
17.Paraguai
18.Peru
19.Porto Rico
20.República Dominicana
21.Uruguai
22. Venezuela

Leia mais