18 Dezembro 2018
Um vídeo da rede NBC está suscitando indignação e controvérsia: mostra as crianças à espera para atravessar a fronteira com números em progressão.
A informação é publicada por La Repubblica, 17-12-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.
Um jornalista da rede de televisão norte-americana MSNBC divulgou um vídeo que mostra algumas crianças migrantes à espera na fronteira entre o México e os Estados Unidos com os números marcados em seus braços. As imagens tornaram-se virais na rede e estão levantando várias polêmicas porque evocam as odiosas marcações nazistas nos campos de concentração onde judeus eram tatuados com os números de detenção nos braços.
I bambini migranti al confine tra Messico e Stati Uniti con i numeri identificativi scritti sulle b… https://t.co/RD4EvllT3h via @repubblica
— IHU (@_ihu) 18 de dezembro de 2018
Os números dos filhos dos migrantes são escritos com marcadores pelos agentes da polícia de fronteira mexicana, não pelos norte-americanos, explicou o jornal israelense Haaretz.
Indicam a ordem em que serão acompanhados até a fronteira para apresentar o seu pedido de asilo. As imagens já circulavam há algumas semanas, o primeiro a publicá-las foi o fotógrafo da agência de notícias Reuters, José Luis González, que acompanha a caravana dos migrantes que chegou à fronteira mexicana vinda do Equador e fotografou o que acontece em Ciudad Juarez para a gestão dos migrantes.
Hoje jornalista Perry lançou um novo vídeo em seu perfil no Twitter, que mostra o antebraço de crianças até mesmo muito pequenas marcado por números.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
As crianças migrantes na fronteira entre o México e os Estados Unidos com os números de identificação escritos nos braços - Instituto Humanitas Unisinos - IHU