Segundo pesquisa, homens negros são mais religiosos do que brancos nos Estados Unidos

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • O preço do progresso: o lado sombrio dos minerais críticos na Amazônia

    LER MAIS
  • Em vez de as transformações tecnológicas trazerem mais liberdade aos humanos, colocou-os em uma situação de precarização radical do trabalho e adoecimento psicológico

    Tecnofascismo: do rádio de pilha nazista às redes antissociais, a monstruosa transformação humana. Entrevista especial com Vinício Carrilho Martinez

    LER MAIS
  • Desatai o futuro! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

28 Setembro 2018

Historicamente, as mulheres tendem a serem mais fiéis quando se trata de religião, enquanto os homens são menos frequentadores de cultos religiosos e menos propensos a dizer que sua fé é relevante. Uma nova análise mostra que os negros desafiam essa tendência.

A reportagem é de Adelle M. Banks, publicada por Religion News Service, 27-09-2018. A tradução é de Victor D. Thiesen.

Um estudo do Pew Research Center, divulgado em 26 de setembro, descobriu que, embora os homens negros sejam menos religiosos do que mulheres negras, eles são mais religiosos do que mulheres brancas e homens brancos.

Os homens afro-americanos são tão propensos quanto as mulheres hispânicas a serem o que o Pew Research considera "altamente religioso". Assim, são considerados o segundo grupo mais religioso.

As descobertas não são totalmente surpreendentes com base em dados anteriores sobre a afro-americana. De acordo com essas descobertas, os afro-americanos são mais religiosos do que brancos e latinos, além de serem mais propensos a dizer que leem a Bíblia regularmente e a consideram a Palavra de Deus.

69% dos homens negros segundo o estudo do Pew dizem que a religião é muito importante, enquanto 78% afirmam acreditar em Deus com absoluta certeza, e 70% são considerados altamente religiosos.

"Altamente religioso", segundo o Pew, inclui aqueles que rezam pelo menos uma vez por dia, frequentam os cultos religiosos pelo menos uma vez por semana, têm certeza absoluta sobre sua crença em Deus e dizem que a religião é muito importante em suas vidas.

Enquanto 7 entre 10 homens negros se encaixam nessa descrição, 83% das mulheres negras são altamente religiosas, diz a pesquisa. Cerca de dois terços das mulheres hispânicas, 58% das mulheres brancas, metade dos homens hispânicos e 44% dos homens brancos são considerados altamente religiosos.

Através das gerações, os pesquisadores relatam diferenças. Menos de 4 em 10 afro-americanos millennials dizem que participam de serviços semanalmente, em comparação com metade dos negros mais velhos. Seis em cada dez millennials negros dizem que rezam diariamente. Em comparação, 78% dos negros mais velhos relatam rezar diariamente.

A análise do Pew Research Center é baseada nos dados do Religious Landscape Study dos EUA de 2014. A margem de erro para negros foi de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, sendo menor para os outros grupos.

Leia mais